Desempenho ao ruído de impacto de laje nervurada pré-fabricada com vigotas protendidas com pisos laminados de madeira

Autores/as

Palabras clave:

Architectural acoustics, Sound insulation, Building performance

Resumen

Esta pesquisa tem como objetivo discutir e determinar valores de desempenho acústico para ruído de impacto (L'nTw), para 39 composições de sistemas de pisos, com diferentes materiais resilientes e acabamento de pisos laminados de madeira, a metodologia organiza-se conforme a ISO 16283-2, ISO 717-2 e NBR 15575-3 para classificação. Os resultados obtidos demonstram que a laje pré-fabricada nervurada com vigotas protendidas e tavelas cerâmicas e o sistema de laje e contrapiso não atingem os requisitos mínimos de isolamento acústico, com valores de 91 e 84 dB respectivamente. Dentre as outras 37 amostras, vale ressaltar que pisos laminados de madeira com melhor resistência à abrasão são mais eficientes em relação ao desempenho acústico, com valores de isolamento de ruído de impacto variando de 60 a 62 dB, devido sua densidade superficial. Nas amostras que usam materiais resilientes, os valores de desempenho variam de 55 a 46 dB.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Willian Magalhães de Lourenço, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2015). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo. Trabalha como arquiteto na empresa Concretize Ateliê de Arquitetura, além de receber Prêmio IAB - RS 2015, José Albano Volkmer - menção honrosa pela nota máxima atribuída 10,00 (dez) como melhor trabalho final de graduação do ano de 2015, pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) Título: Full House Cassino Resort. Atualmente pesquisador de assuntos relacionados à Arquitetura, Urbanismo e Engenharia Civil em temas como Sustentabilidade, Paisagismo, Conforto Ambiental, Térmica e Acústica, Formado no Programa Especial de Graduação (PEG), Formação de Professores em Educação Profissional - UFSM, Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Maria, com o título da dissertação Desempenho ao ruído de impacto de laje pré-moldada com vigotas protendidas com revestimento de pisos laminados. Atualmente doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Maria.

Gabriela Meller, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Maria.

Camila Taciane Rossi, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Maria.

Alessandra Haas, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Maria.

Eduardo Henrique Lucca dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFRGS.

Joaquim Cesar Pizzutti dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Maria.

Viviane Suzey Gomes de Melo, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunto no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Maria.

Roberto Aizik Tenenbaum, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Maria.

Gihad Mohamad, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

12.09.2022

Cómo citar

LOURENÇO, W. M. de .; MELLER, G.; ROSSI, C. T. .; HAAS, A.; SANTOS, E. H. L. dos .; SANTOS, J. C. P. dos .; MELO, V. S. G. de; TENENBAUM, R. A. .; MOHAMAD, G. Desempenho ao ruído de impacto de laje nervurada pré-fabricada com vigotas protendidas com pisos laminados de madeira. Ambiente Construído, [S. l.], v. 22, n. 4, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/120893. Acesso em: 28 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

> >>