Vamos passear na floresta! O conforto térmico em fragmentos florestais urbanos

Autores

  • Cristiane Dacanal UNICAMP
  • Lucila Chebel Labaki UNICAMP
  • Talita Meulman Leite da Silva UNICAMP

Palavras-chave:

Conforto térmico, Fragmento florestal urbano, Microclima, Percepção ambiental

Resumo

Esta pesquisa investigou o papel dos fragmentos florestais urbanos no conforto térmico. Para tanto, foram monitoradas cinco localidades na cidade de Campinas (Brasil) durante o verão, outono e inverno de 2009. Os dados microclimáticos foram obtidos com o uso de uma estação meteorológica portátil, que mediu temperatura e umidade do ar, radiação, velocidade do vento e temperatura de globo. Além disso, aplicou-se questionários estruturados e fez-se observações de campo para a avaliação das condições de conforto térmico e da percepção ambiental dos usuários. Os índices PMV e PET foram calculados com o software RayMan 1.2 e comparados com os votos dados nas entrevistas. Os resultados indicam que os fragmentos florestais urbanos contribuem para o conforto térmico. A porcentagem de indivíduos sob condição de neutralidade térmica varia entre os índices: 72,4% consideravam-se confortáveis; 63,3% encontravam-se na faixa de temperatura PET entre 18 ºC e 23 oC; e 39,8% estavam na faixa de conforto do PMV entre -0,5 a +0,5. Os usuários percebem os bosques como locais confortáveis, o que é atribuído à presença da natureza. No entanto, notam problemas relacionados à conservação e à ocupação das áreas. O microclima específico da floresta, o ar fresco e a percepção de ar puro foram citados pela população e podem ser relacionados ao conforto ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Dacanal, UNICAMP

Arquiteta, Mestre em Geografia, Doutoranda em Engenharia Civil, Área de Concentração em Arquitetura e Construção pela UNICAMP

Lucila Chebel Labaki, UNICAMP

Professora titular do Departamento de Arquitetura e Construção da FEC - UNICAMP

Talita Meulman Leite da Silva, UNICAMP

Aluna de Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP

Downloads

Publicado

26.04.2010

Como Citar

DACANAL, C.; LABAKI, L. C.; SILVA, T. M. L. da. Vamos passear na floresta! O conforto térmico em fragmentos florestais urbanos. Ambiente Construído, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 115–132, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/12130. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>