CFD como ferramenta para simular ventilação natural interna por ação dos ventos: estudos de caso em tipologias verticais do “Programa Minha Casa, Minha Vida”

Autores

  • Juliana Magna da Silva Costa Morais Universidade Federal de Campina Grande-UFCG.
  • Lucila Chebel Labaki Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP

Palavras-chave:

ventilacao natural, simulacao CFD, minha casa minha vida

Resumo

A ventilação natural é uma estratégia projetual passiva que deve ser usada sempre que possível em países de clima quente como o Brasil. Entre os vários métodos para predizer o comportamento da ventilação natural está o uso da dinâmica de fluidos computacional. O objetivo deste artigo é analisar a ventilação natural por ação dos ventos no interior de edifícios usando o método de simulação por CFD. A pesquisa toma como estudos de caso três edifícios multifamiliares do Programa Minha Casa, Minha Vida. Analisou-se o desempenho da ventilação para três ângulos de incidência do vento (0º, 90º e 135º). São apresentados resultados quantitativos (velocidade média do vento em cada ambiente interno) e qualitativos (imagens do fluxo de ar externo e interno). Os resultados indicaram melhor desempenho de ventilação na tipologia 1, com planta do tipo “H”, na qual a abertura localizada na grande reentrância representou papel determinante. Na tipologia 2, com volumetria próxima ao quadrado, a solução de ventilar banheiro e cozinha através da abertura da área de serviço mostrou-se ineficiente. O pior desempenho foi verificado na tipologia 3, caracterizada por maiores fachadas monolíticas (sem reentrâncias).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Magna da Silva Costa Morais, Universidade Federal de Campina Grande-UFCG.

Programa de Pós Graduação em Recursos Naturais, pesquisador PNPD

Lucila Chebel Labaki, Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP

Departamento de Arquitetura, Tecnologia e Cidade

Downloads

Publicado

02.12.2016

Como Citar

MORAIS, J. M. da S. C.; LABAKI, L. C. CFD como ferramenta para simular ventilação natural interna por ação dos ventos: estudos de caso em tipologias verticais do “Programa Minha Casa, Minha Vida”. Ambiente Construído, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 223–244, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/63387. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Conforto e Eficiência Energética no Ambiente Construído

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>