O ensino de BIM no Brasil: onde estamos?

Autores/as

  • Regina Coeli Ruschel Universidade Estadual de Campinas
  • Max Lira Veras Xavier de Andrade UFAL
  • Marcelo de Morais UNICAMP

Palabras clave:

BIM, ensino, engenharia civil, arquitetura e urbanismo, diagnóstico

Resumen

A Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling – BIM) envolve um conjunto interrelacionado de políticas, processos e tecnologias para gerenciar a essência do projeto, construção e operação de edifícios no formato digital em todo o ciclo de vida da edificação. Entender BIM apenas como tecnologia é uma distorção advinda de uma simplificação extrema do paradigma. Dessa forma, a abordagem de BIM no ensino deve ir além da capacitação instrumental contida nas disciplinas de informática aplicada. Este artigo apresenta um diagnóstico de experiências brasileiras e internacionais de ensino de BIM, o que permite avaliar a abrangência dos esforços de ensino adotados até o presente no Brasil, neste contexto. Este diagnóstico se dá por meio de revisão bibliográfica sobre relatos de experiência de ensino de BIM, discussão em workshop e experimentação no ensino. Classificam-se as experiências avaliadas identificando-se os estágios de adoção de BIM e os níveis de competência por elas fomentados. Ao utilizar uma mesma classificação aplicada no estudo do cenário internacional para as experiências nacionais, foi possível balizar o nível de desenvolvimento do ensino de BIM no Brasil. Discute-se, à luz das experiências apresentadas, o quão abrangente deve ser a formação em BIM e a quais estágios de adoção de BIM essas experiências de ensino conduzem. Modelos de inspiração que possam contribuir com o cenário brasileiro de adoção do BIM são apresentados, extraídos de boas experiências estrangeiras.

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Biografía del autor/a

Regina Coeli Ruschel, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba (1981), mestrado em Engenharia Civil - University Of Arkansa (1984) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Construção Civil e Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia da Informação e Comunicação atuando principalmente nos seguintes temas: ensino a distância, projeto colaborativo, integração de projeto, cad, automação e conforto ambiental.

Max Lira Veras Xavier de Andrade, UFAL

Doutor pela UNICAMP/TECHNION em 2012, Mestre pela UNB em 2000 e Arquiteto e Urbanista pela UFPE em 1995. Professor Adjunto com dedicação exclusiva na Universidade Federal de Alagoas. Investiga a aplicação de BIM em modelos de projeto arquitetônicos digitais com ênfase em desempenho e projeto computacional. Tem experiência em projeto arquitetônico e ensino de projeto nas áreas de: BIM, coordenação modular e projeto para construção. Estuda metodologias de projeto sob o enfoque das tecnologias da informação e comunicação

Marcelo de Morais, UNICAMP

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1992) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Doutorando do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp, na área de concentração de Arquitetura e Construção. Tem experiência na área de Planejamento Urbano, Habitação de Interesse Social e Projetos de Edificações, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, habitação social, informática aplicada a arquitetura e o uso da tecnologia BIM no desenvolvimento de projetos.

Publicado

26.06.2013

Cómo citar

RUSCHEL, R. C.; ANDRADE, M. L. V. X. de; MORAIS, M. de. O ensino de BIM no Brasil: onde estamos?. Ambiente Construído, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 151–165, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/36881. Acesso em: 24 jun. 2025.

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