Plano de implementação BIM curricular

proposta de protocolo e aplicação piloto no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Educação, Plano de implementação BIM, Curriculum, Construa Brasil, Células BIM

Resumo

Incorporar o BIM na formação de arquitetos, engenheiros e técnicos tornou-se uma demanda e um tema de grande importância para o ensino superior. Existem várias propostas de implementação curricular do BIM. No entanto, na maioria dos casos, são específicos de uma única universidade ou de um determinado domínio, não contemplam políticas acadêmicas ou seguem simplificando a prática e segmentando o conhecimento. Este trabalho propõe um protocolo padronizado para a implementação curricular do BIM semelhante à prática geral observada na indústria, considerando aspectos de processo, tecnologia e políticas BIM na academia alinhados com a missão da instituição de ensino e com as competências existentes. A pesquisa-ação foi a metodologia de pesquisa utilizada. Três ações foram realizadas: (1) proposição, (2) sistematização e (3) aplicação. As ações foram realizadas em ciclos de forma incremental, resultando em (1) diretrizes, (2) ferramentas de apoio e (3) planos de implementação. Duas universidades brasileiras participaram de estudos-piloto do Projeto Construa Brasil. Os estudos-piloto inspiraram uma rede de células BIM que aplicaram de forma síncrona diretrizes curriculares de implementação BIM em larga escala. As diretrizes mostraram-se genéricas e abrangentes, orientando a transformação com base empírica para a tomada de decisão dos acadêmicos. A facilitação de um especialista BIM foi confirmada como fator essencial de sucesso. Observa-se que, mesmo com uma tímida introdução da competência BIM em um escopo limitado de soluções de engenharia, o impacto no currículo de maturidade BIM é significativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Coeli Ruschel, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas.  Atualmente é Professora e Pesquisadora Colaboradora na Universidade Estadual de Campinas. 

Caroline Khel, Universidade Estadual de Campinas

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutoranda em Arquitetura, Tecnologia e Cidade na Universidade Estadual de Campinas.

Publicado

11.01.2024

Como Citar

RUSCHEL, R. C.; KHEL, C. Plano de implementação BIM curricular: proposta de protocolo e aplicação piloto no Brasil. Ambiente Construído, [S. l.], v. 24, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/131385. Acesso em: 14 abr. 2024.

Edição

Seção

Ambiente Construído: resiliente e sustentável

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)