Curricular BIM implementation plan

protocol proposal and pilot application in Brazil

Authors

Keywords:

Education, BIM implementation plan, Curriculum, Construa Brasil, BIM cells

Abstract

Incorporar o BIM na formação de profissionais tornou-se uma demanda e um tema de grande importância para o ensino superior. Existem várias propostas de implementação curricular do BIM. No entanto, na maioria dos casos, são específicos de uma única universidade ou domínio, não contemplam políticas acadêmicas ou simplificam a prática segmentando o conhecimento. Este trabalho propõe um protocolo para a implementação curricular do BIM semelhante ao da indústria, considerando aspectos de processo, tecnologia e políticas alinhados com a missão da instituição de ensino e com as competências existentes. Pesquisa-ação foi o método utilizado. Três ações foram realizadas: (1) proposição, (2) sistematização e (3) aplicação. As ações foram realizadas em ciclos de forma incremental, resultando em (1) diretrizes, (2) ferramentas de apoio e (3) planos de implementação. Duas universidades brasileiras participaram de estudos-piloto do Projeto Construa Brasil. Os estudos-piloto inspiraram uma rede de células BIM que aplicaram as diretrizes curriculares de implementação BIM em larga escala. As diretrizes mostraram-se genéricas e abrangentes, orientando a transformação com base empírica para a tomada de decisão dos acadêmicos. A facilitação de um especialista BIM foi confirmada como fator essencial de sucesso. Observa-se que, mesmo com uma tímida introdução de competências BIM em um escopo limitado de soluções de engenharia, o impacto na maturidade BIM do currículo é significativo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Regina Coeli Ruschel, University of Campinas

PhD in Electrical Engineering from the State University of Campinas. She is currently a Professor and Collaborating Researcher at the State University of Campinas.

Caroline Khel, University of Campinas

Master in Civil Engineering from the Federal University of Rio Grande do Sul. PhD student in Architecture, Technology and City at the State University of Campinas.

Downloads

Published

2024-01-11

How to Cite

RUSCHEL, Regina Coeli; KHEL, Caroline. Curricular BIM implementation plan: protocol proposal and pilot application in Brazil. Ambiente Construído, [S. l.], v. 24, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/131385. Acesso em: 28 aug. 2025.

Issue

Section

Ambiente Construído: resiliente e sustentável

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

> >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.