Plano de implementação BIM curricular
proposta de protocolo e aplicação piloto no Brasil
Palavras-chave:
Educação, Plano de implementação BIM, Curriculum, Construa Brasil, Células BIMResumo
Incorporar o BIM na formação de arquitetos, engenheiros e técnicos tornou-se uma demanda e um tema de grande importância para o ensino superior. Existem várias propostas de implementação curricular do BIM. No entanto, na maioria dos casos, são específicos de uma única universidade ou de um determinado domínio, não contemplam políticas acadêmicas ou seguem simplificando a prática e segmentando o conhecimento. Este trabalho propõe um protocolo padronizado para a implementação curricular do BIM semelhante à prática geral observada na indústria, considerando aspectos de processo, tecnologia e políticas BIM na academia alinhados com a missão da instituição de ensino e com as competências existentes. A pesquisa-ação foi a metodologia de pesquisa utilizada. Três ações foram realizadas: (1) proposição, (2) sistematização e (3) aplicação. As ações foram realizadas em ciclos de forma incremental, resultando em (1) diretrizes, (2) ferramentas de apoio e (3) planos de implementação. Duas universidades brasileiras participaram de estudos-piloto do Projeto Construa Brasil. Os estudos-piloto inspiraram uma rede de células BIM que aplicaram de forma síncrona diretrizes curriculares de implementação BIM em larga escala. As diretrizes mostraram-se genéricas e abrangentes, orientando a transformação com base empírica para a tomada de decisão dos acadêmicos. A facilitação de um especialista BIM foi confirmada como fator essencial de sucesso. Observa-se que, mesmo com uma tímida introdução da competência BIM em um escopo limitado de soluções de engenharia, o impacto no currículo de maturidade BIM é significativo.
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ISSN 1678-8621