Diretrizes de projeto para a redução de perdas na produção de Habitações de Interesse Social customizadas com painéis pré-fabricados em sistemas de construção a seco
Palavras-chave:
Modularidade do Produto, Industrialização, Simplificação da produção, RacionalizaçãoResumo
O setor da construção civil vem sendo instigado a diminuir o déficit habitacional nas classes de baixa renda. O emprego de sistemas construtivos industrializados é uma alternativa para esse fim e para aplicação da customização em massa. No entanto, a possibilidade de conferir customização pode acarretar impactos negativos na produção. A modularidade do produto é uma abordagem para a customização em massa. A partir da concepção de módulos, é possível adotar combinações e produzir uma gama de produtos. Este artigo tem como objetivo propor diretrizes de projeto para reduzir perdas na produção de painéis pré-fabricados em sistemasde construção a seco, com foco na simplificação da produção de habitações de interesse social customizadas. A abordagem metodológica adotada foi apesquisa construtiva e o referencial teórico envolveu conceitos de arquitetura e modularidade do produto. A partir dos resultados, foram propostas diretrizes de projeto baseadas nos princípios de modularidade do produto. O impacto das diretrizes na produçãodos painéis foi avaliado mediante coleta de dados em fábrica. A modularidade do produto mostrou-se uma estratégia eficiente para padronização dos componentes e simplificação do processo de fabricação dos painéis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright)
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Ambiente Construído. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.