O ensino de BIM no Brasil: onde estamos?

Autores

  • Regina Coeli Ruschel Universidade Estadual de Campinas
  • Max Lira Veras Xavier de Andrade UFAL
  • Marcelo de Morais UNICAMP

Palavras-chave:

BIM, ensino, engenharia civil, arquitetura e urbanismo, diagnóstico

Resumo

A Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling – BIM) envolve um conjunto interrelacionado de políticas, processos e tecnologias para gerenciar a essência do projeto, construção e operação de edifícios no formato digital em todo o ciclo de vida da edificação. Entender BIM apenas como tecnologia é uma distorção advinda de uma simplificação extrema do paradigma. Dessa forma, a abordagem de BIM no ensino deve ir além da capacitação instrumental contida nas disciplinas de informática aplicada. Este artigo apresenta um diagnóstico de experiências brasileiras e internacionais de ensino de BIM, o que permite avaliar a abrangência dos esforços de ensino adotados até o presente no Brasil, neste contexto. Este diagnóstico se dá por meio de revisão bibliográfica sobre relatos de experiência de ensino de BIM, discussão em workshop e experimentação no ensino. Classificam-se as experiências avaliadas identificando-se os estágios de adoção de BIM e os níveis de competência por elas fomentados. Ao utilizar uma mesma classificação aplicada no estudo do cenário internacional para as experiências nacionais, foi possível balizar o nível de desenvolvimento do ensino de BIM no Brasil. Discute-se, à luz das experiências apresentadas, o quão abrangente deve ser a formação em BIM e a quais estágios de adoção de BIM essas experiências de ensino conduzem. Modelos de inspiração que possam contribuir com o cenário brasileiro de adoção do BIM são apresentados, extraídos de boas experiências estrangeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Coeli Ruschel, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba (1981), mestrado em Engenharia Civil - University Of Arkansa (1984) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Construção Civil e Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia da Informação e Comunicação atuando principalmente nos seguintes temas: ensino a distância, projeto colaborativo, integração de projeto, cad, automação e conforto ambiental.

Max Lira Veras Xavier de Andrade, UFAL

Doutor pela UNICAMP/TECHNION em 2012, Mestre pela UNB em 2000 e Arquiteto e Urbanista pela UFPE em 1995. Professor Adjunto com dedicação exclusiva na Universidade Federal de Alagoas. Investiga a aplicação de BIM em modelos de projeto arquitetônicos digitais com ênfase em desempenho e projeto computacional. Tem experiência em projeto arquitetônico e ensino de projeto nas áreas de: BIM, coordenação modular e projeto para construção. Estuda metodologias de projeto sob o enfoque das tecnologias da informação e comunicação

Marcelo de Morais, UNICAMP

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1992) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Doutorando do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp, na área de concentração de Arquitetura e Construção. Tem experiência na área de Planejamento Urbano, Habitação de Interesse Social e Projetos de Edificações, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, habitação social, informática aplicada a arquitetura e o uso da tecnologia BIM no desenvolvimento de projetos.

Downloads

Publicado

2013-06-26

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)