Impacto do adensamento e da orientação solar de cânions urbanos na demanda por condicionamento térmico de edificações sob condições de clima desértico

Autores

  • Eduardo Leite Krüger Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Adensamento urbano, Cânions urbanos, Simulação termoenergética, Monitoramento térmico, Climatologia urbana

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o efeito da forma urbana no consumo de energia para condicionamento térmico de edificações, de modo a assegurar conforto sob condições de verão. O método considera cálculos de consumo energético para uma edificação de dois pisos com grande massa térmica, localizada em Sede Boqer (latitude 30°52'0N, longitude 34°46'60E e altitude de 480 m acima do nível do mar), Campus da Ben-Gurion University of the Negev, Israel, simulando-a para diferentes condições de cânion urbano. Tal edificação foi monitorada durante os meses de janeiro a agosto de 2006, servindo os dados monitorados como base para a calibração de um modelo de simulação com o software IDA Indoor Climate and Energy. Como parte dos dados de entrada do software de simulação, adotou-se a ferramenta de modelagem de clima urbano Canyon Air Temperature (CAT), de modo a se obterem temperaturas locais para as diversas situações de cânion urbano analisadas. Para a aplicação da ferramenta CAT, compararam-se as predições desse modelo com dados medidos em um cânion urbano em Sede Boqer, calibrando-se CAT para as condições de verão. Após a calibração do modelo de simulação e do modelo preditivo de temperaturas de ar no cânion, assumiram-se as configurações de análise: eixos de rua norte-sul (NS), leste-oeste (EW), perpendicular (PERP) e paralelo (PARAL) ao vento dominante, para as relações entre altura de prédio (H) e espaçamento entre prédios (W) H/W de 0,33, 0,66, 1 e 2. Os resultados obtidos oferecem recomendações gerais quanto à disposição geométrica de cânions urbanos e quanto ao gerenciamento de uma edificação de grande massa térmica, sob condições desérticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29.04.2008

Como Citar

KRÜGER, E. L. Impacto do adensamento e da orientação solar de cânions urbanos na demanda por condicionamento térmico de edificações sob condições de clima desértico. Ambiente Construído, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 65–87, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/3799. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>