Parâmetros urbanísticos e o conforto térmico de cânions urbanos: o exemplo de Campinas, SP

Autores

  • Lígia Parreira Muniz-Gäal Aluna de Mestrado do Programa de Pós- Graduação de Sistemas de Infraestrutura Urbana, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
  • Cláudia Cotrim Pezzuto Professora e Pesquisadora do Programa de Pós- Graduação de Sistemas de Infraestrutura Urbana, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
  • Marcius Fabius Henriques de Carvalho Professor e Pesquisador do Programa de Pós- Graduação de Sistemas de Infraestrutura Urbana, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
  • Lia Toledo Moreira Mota Professora e Pesquisadora do Programa de Pós- Graduação de Sistemas de Infraestrutura Urbana, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Palavras-chave:

cânion urbano, geometria urbana, legislação urbanística, conforto térmico urbano

Resumo

Os parâmetros construtivos das legislações de uso e ocupação do solo regulam a ocupação do território urbano, e as modificações que neles ocorrem impactam no clima das cidades. Buscando analisar como a legislação de uso e ocupação do solo interfere no microclima e no conforto térmico do pedestre, um cânion urbano da cidade de Campinas foi estudado por meio de simulações computacionais feitas no programa ENVI-met 4.0 preview. Foram propostos 48 cenários estabelecidos a partir da variação da taxa de ocupação, coeficiente de aproveitamento e orientação do cânion, e comparou-se o conforto térmico proporcionado por cada cenário através do índice PET (Physiological Equivalent Temperature). Os resultados mostraram que cenários com maior relação entre altura e largura do cânion (H/W maior do que 1,0) apresentam temperatura do ar máxima até 1,0 ºC mais baixa que cenários mais abertos (H/W igual a 0,4). O aumento da relação H/W amplia o sombreamento do cânion e reduz a variação da sensação de conforto diária. Com relação à orientação do cânion, verificou-se que aqueles orientados paralelamente à direção predominante dos ventos têm o potencial de resfriamento das superfícies intensificado pelo aumento de sua velocidade. Enfatiza-se a importância de relacionar parâmetros urbanísticos com o clima e o conforto térmico do pedestre.

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Biografia do Autor

Lígia Parreira Muniz-Gäal, Aluna de Mestrado do Programa de Pós- Graduação de Sistemas de Infraestrutura Urbana, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Pontifícia Universidade Católica de Campinas

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Publicado

06.06.2018

Como Citar

MUNIZ-GÄAL, L. P.; PEZZUTO, C. C.; CARVALHO, M. F. H. de; MOTA, L. T. M. Parâmetros urbanísticos e o conforto térmico de cânions urbanos: o exemplo de Campinas, SP. Ambiente Construído, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 177–196, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/71731. Acesso em: 18 abr. 2024.