Estudo piloto em câmara climática: efeito da luz natural em aspectos de saúde e bem-estar não relacionados à visão
Palavras-chave:
Palavras-chave, luz natural, aspectos de saúde não relacionados à visão, câmara climática, conforto térmico, conforto lumínico.Resumo
Considerando-se que a luz natural está relacionada não apenas a aspectos de salubridade e de conforto no ambiente construído, mas traz também efeitos sobre a saúde do usuário ao influenciar seus ritmos biológicos, o presente estudo apresenta a metodologia adotada em um estudo piloto em câmara climática cujo foco foi analisar a influência da luz natural (ou falta dela) em variáveis relacionadas às condições de saúde e de bem-estar de indivíduos. O método adotado envolve coleta de dados de natureza objetiva e subjetiva em sujeitos expostos a um ambiente controlado em situação de conforto térmico, porém sob diferentes condições de acesso solar. São analisadas relações entre percepção psicológica e subjetiva comparativamente às condições de exposição à luz em situação de inverno na cidade de Karlsruhe (49°N, 8,5°E). O estudo piloto possibilitou a verificação do método e suas limitações, sendo importante etapa para a pesquisa em realização.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.