Impacto do adensamento e da orientação solar de cânions urbanos na demanda por condicionamento térmico de edificações sob condições de clima desértico
Palavras-chave:
Adensamento urbano, Cânions urbanos, Simulação termoenergética, Monitoramento térmico, Climatologia urbanaResumo
O objetivo deste artigo é analisar o efeito da forma urbana no consumo de energia para condicionamento térmico de edificações, de modo a assegurar conforto sob condições de verão. O método considera cálculos de consumo energético para uma edificação de dois pisos com grande massa térmica, localizada em Sede Boqer (latitude 30°52'0N, longitude 34°46'60E e altitude de 480 m acima do nível do mar), Campus da Ben-Gurion University of the Negev, Israel, simulando-a para diferentes condições de cânion urbano. Tal edificação foi monitorada durante os meses de janeiro a agosto de 2006, servindo os dados monitorados como base para a calibração de um modelo de simulação com o software IDA Indoor Climate and Energy. Como parte dos dados de entrada do software de simulação, adotou-se a ferramenta de modelagem de clima urbano Canyon Air Temperature (CAT), de modo a se obterem temperaturas locais para as diversas situações de cânion urbano analisadas. Para a aplicação da ferramenta CAT, compararam-se as predições desse modelo com dados medidos em um cânion urbano em Sede Boqer, calibrando-se CAT para as condições de verão. Após a calibração do modelo de simulação e do modelo preditivo de temperaturas de ar no cânion, assumiram-se as configurações de análise: eixos de rua norte-sul (NS), leste-oeste (EW), perpendicular (PERP) e paralelo (PARAL) ao vento dominante, para as relações entre altura de prédio (H) e espaçamento entre prédios (W) H/W de 0,33, 0,66, 1 e 2. Os resultados obtidos oferecem recomendações gerais quanto à disposição geométrica de cânions urbanos e quanto ao gerenciamento de uma edificação de grande massa térmica, sob condições desérticas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621