Incorporação de ar em argamassas estabilizadas: influência dos aditivos, agregados e tempo de mistura
Palavras-chave:
Argamassa estabilizada, Incorporação de ar, Aditivo incorporador de ar, Aditivo estabilizador de hidratação, Tempo de mistura.Resumo
A incorporação de ar em argamassas é um tema complexo que afeta suas propriedades no estado fresco e endurecido. A argamassa estabilizada é uma mistura pronta que contém alto teor de ar incorporado e possui aplicabilidade de até três dias devido ao emprego dos aditivos incorporadores de ar (AIA) e estabilizadores de hidratação (AEH). Este trabalho avaliou a influência dos aditivos AIA e AEH do tipo de agregado e o tempo de mistura na incorporação de ar de argamassas. Para tanto, foram confeccionadas 36 misturas de argamassas, submetidas a diferentes tempos de mistura (150s, 210s, 270s e 330s). Foram estudadas duas granulometrias de areias, empregando-se os teores do AEH (0%, 0,6% e 0,9%) e do AIA (0% a 0,5%), traço padrão para revestimentos (1:6,5) e proporção água/aglomerante de 1,0. Os resultados apontaram para uma estabilização da incorporação de ar com tempo de mistura de 270s e teor do AIA entre 0,3% e 0,4%, enquanto o AEH não contribuiu significativamente para a incorporação de ar. O tempo de mistura influenciou a incorporação de ar das argamassas apenas para teores de AIA a partir de 0,3%, já a granulometria do agregado influenciou apenas nas argamassas sem AIA ou com AIA até 0,2%.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright)
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Ambiente Construído. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.