A especificação do desempenho e vida útil dos sistemas de pintura externa de acordo com a norma brasileira de desempenho – NBR 15575
Palavras-chave:
Sistemas de pintura, Especificação de desempenho, NBR 15575, Vida útil, Manutenção.Resumo
O objetivo do artigo é identificar e expor as barreiras e dificuldades na determinação e especificação do desempenho e vida útil dos sistemas de pintura externa de acordo com as exigências da NBR 15575. O método de pesquisa consistiu na verificação dos catálogos digitais e fichas técnicas disponibilizados pelos fabricantes das tintas, entrevistados projetistas responsáveis pela especificação dos documentos técnicos de edificação, averiguados os manuais de uso, operação e manutenção dos incorporadores. Após, elaborou-se um artefato denominado de mapa mental para ser utilizado pelos fornecedores, projetistas, construtores e usuários. Dentre os resultados, os fabricantes não especificaram a vida útil de seus produtos e os projetistas especificaram de forma prescritiva, relacionando tal prática à falta de informações de desempenho dos produtos. Os prazos estipulados pelos construtores nos manuais para execução da repintura das superfícies estão em desacordo com a vida útil mínima exigida pela norma de desempenho. O mapa mental representou a interligação entre os intervenientes do sistema de pintura externa, evidenciando os processos que não atendem às normas e que contribuem para que as tarefas subsequentes da cadeia executiva não atendam aos requisitos de desempenho.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.