Desenvolvimento de competências dos gerentes da construção: construção de uma teoria
Palavras-chave:
Construção de Teorias, Desenvolvimento Gerencial, Competências, Aprendizagem-AçãoResumo
Competência é definida neste artigo como uma capacidade de ação eficaz em contexto, implicando a mobilização de conhecimentos e capacidades do indivíduo de forma pertinente e oportuna à situação. Desenvolver competências gerenciais implica, portanto, repensar as abordagens tradicionais de ensino-aprendizagem comumente utilizadas em programas de treinamento e desenvolvimento gerencial. As principais críticas a essas abordagens estão relacionadas à forma descontextualizada com que trabalham o conhecimento e a conseqüente dificuldade de sua transposição a uma ação eficaz dentro de um contexto específico. A literatura aponta a Aprendizagem-Ação como uma abordagem adequada para o desenvolvimento de competências gerenciais. Entretanto, pouco ainda se conhece do processo de aprendizagem nos grupos de Aprendizagem-Ação. O presente artigo apresenta resultados de um estudo cujo objetivo foi compreender o processo de aprendizagem induzido pela Aprendizagem-Ação, seus reflexos sobre a ação gerencial e, conseqüentemente, sobre o desenvolvimento da competência gerencial. A observação sistemática e análise do processo de aprendizagem de gerentes da Construção participantes de grupos de Aprendizagem-Ação no Brasil e na Inglaterra levaram os autores à construção de uma teoria sobre a competência e ação gerencial. Este artigo apresenta o processo de pesquisa que levou à construção da teoria e discute suas implicações para o desenvolvimento de competências de gerentes da Construção.Downloads
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