Contribuição para a avaliação de ciclo de vida na quantificação de impactos ambientais de sistemas construtivos

Autores

  • Larissa Mendes Medeiros Instituto Federal de Mato Grosso
  • Luciane Cleonice Durante Universidade Federal de Mato Grosso
  • Ivan Júlio Apolonio Callejas Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Indústria da construção civil, Avaliação do Ciclo de Vida, Categorias de Impactos Ambientais

Resumo

Este estudo consiste em uma avaliação do ciclo de vida (ACV) aplicada a uma edificação de ensino localizada na região Centro-Oeste do Brasil. O objetivo foi identificar a contribuição dos sistemas construtivos de fundação e superestrutura, ambos em concreto armado, vedações compostas por tijolos cerâmicos e argamassas, cobertura com telhas termoacústicas, esquadrias em alumínio e revestimentos cerâmicos nas categorias de impacto ambiental definidas na metodologia. Considerou-se a abordagem de berço ao portão para uma unidade funcional de 1,0 m² de área construída. O inventário do ciclo de vida (ICV) foi elaborado a partir da base de dados Ecoinvent 2.0, adotando-se o World ReCiPe midpoint H como método de avaliação do impacto do ciclo de vida (AICV). Utilizou-se o software SimaPro 8.0 para modelagem. Constatou-se que os sistemas de superestrutura, cobertura e vedações foram os mais contributivos, o que reforça a necessidade de busca de alternativas inovadoras para minimizar os impactos ambientais dos sistemas tradicionalmente praticados. Contribui-se dessa forma para o desenvolvimento da ACV no Brasil ao se discutir os gargalos e dificuldades encontrados para sua aplicação. Demonstram-se ainda as adaptações necessárias nos inventários dos processos europeus de fabricação para maior adequabilidade à realidade brasileira, visto que os nacionais ainda são incipientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Mendes Medeiros, Instituto Federal de Mato Grosso

Construção Civil

Luciane Cleonice Durante, Universidade Federal de Mato Grosso

Arquitetura e Urbanismo

Ivan Júlio Apolonio Callejas, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995). Mestre na Universidade Estadual de Campinas, área de concentração Estruturas (1998). Doutor pelo programa de pós graduação em Física Ambiental na área de conforto ambiental (2012). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal de Mato Grosso, atuando no Departamento de Arquitetura e Urbanismo e no Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e Ambiental (PPGEEA). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em desempenho termo energético de edificações, conforto ambiental urbano, bioclimatologia, sensoriamento remoto urbano e estruturas metálicas.

Downloads

Publicado

06.06.2018

Como Citar

MEDEIROS, L. M.; DURANTE, L. C.; CALLEJAS, I. J. A. Contribuição para a avaliação de ciclo de vida na quantificação de impactos ambientais de sistemas construtivos. Ambiente Construído, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 365–385, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/67917. Acesso em: 18 abr. 2024.