Diretrizes para controle de informação documentada gerada pela implantação da NBR 15575: edificações habitacionais: desempenho em empresas construtoras

Autores

Palavras-chave:

NBR 15575, Norma de Desempenho, Informação documentada, SiAC PBQP-H, Implantação, Construtora, Edificação residencial

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi propor diretrizes gerais para o controle de informação documentada gerada na implantação da NBR 15575 – Edificações habitacionais – Desempenho, em empresas construtoras, de forma a cumprir as exigências do requisito 7.5 Informação documentada, do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), e manter em arquivo os documentos referentes à obra. A metodologia adotada envolveu: 1) revisão bibliográfica sobre os temas "desempenho", NBR 15575 e PBQP-H; 2) estudo de caso em duas empresas, para identificar quais documentos estavam sendo gerados e como estavam sendo controlados. Os resultados apontaram várias dificuldades enfrentadas pelas empresas, como existência de checklists que não cumpriam seu papel; diferentes tipos de laudos de ensaios arquivados; ausência de definição de regras para controle e distribuição das informações, entre outras. Com base nessas constatações, são sugeridas diretrizes a serem seguidas de forma a diminuir essas dificuldades. Propõe-se também um checklist de verificação com prazos sugeridos de retenção de registros com base na vida útil de projeto (VUP) da NBR 15575.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Lazzarini, Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído (PROAC), Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Ambiente Construído pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019). Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002) e especialização em Gestão Empresarial (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas (2005). Docente no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CES/JF, ensinando as disciplinas de Sistemas Estruturais III para o curso de Arquitetura e Urbanismo e de Resistência dos Materiais para o curso de Engenharia Elétrica. É Auditora Líder da Qualidade na norma NBR ISO 9001:2015. É também Consultora de empresas e atua na implantação e manutenção de Sistemas de Gestão da Qualidade baseados na norma NBR ISO 9001:2015 e nos requisitos do SiAC/PBQP-H.

Maria Aparecida Steinherz Hippert, Departamento de Construção Civil, Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1983), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1998), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e pós doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora associado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Gestão de Projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de empreendimento, inovação tecnológica e informação tecnológica. É revisora das Revista Ambiente Construído, Gestão & Tecnologia de Projetos e PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção.

Downloads

Publicado

14.12.2020

Como Citar

LAZZARINI, S.; HIPPERT, M. A. S. Diretrizes para controle de informação documentada gerada pela implantação da NBR 15575: edificações habitacionais: desempenho em empresas construtoras. Ambiente Construído, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 181–196, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/97808. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)