Padrões emergentes na construção civil
a padronização baseada na improvisação
Palavras-chave:
variabilidade, padronização, padrões emergentesResumo
A padronização é um princípio da gestão com vistas à redução da variabilidade no processo de produção por meio de um conjunto de regras que determinam de que maneira uma tarefa deve ser executada. No entanto, há uma convergência para a ideia de que parcelas do trabalho, não previstas nos padrões formais, emergem mediante adaptações realizadas pelos próprios operadores e são boas soluções ante os propósitos da padronização. O objetivo deste artigo é entender a natureza dessas parcelas do trabalho na construção civil e categorizá-las por meio de constructos que representem sua taxonomia. Com base na abordagem do Design Science Research, foram realizados: um estudo exploratório em uma empresa de montagem e instalação de móveis planejados, um estudo empírico (EE1) na atividade de assentamento de pisos e azulejos, e um estudo de avaliação (EE2) na montagem de formas de pilar. O estudo exploratório propiciou a caracterização inicial dessas parcelas do trabalho. No EE1, identificou-se os constructos que explicam a natureza e a taxonomia dessas parcelas do trabalho, denominadas padrões emergentes (PE). Os constructos identificados foram facilitação da ação e precaução, com seus desdobramentos, demonstrando a variedade de situações em que os PE podem ser identificados. Por fim, no EE2, foram validados os resultados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.