Sem Lugar: A experiência de remoção de mulheres faveladas

Autores

  • Lucas Furiati Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Conexões de Saberes - Universidade Federal de Minas Gerais
  • Claudia Mayorga Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Conexões de Saberes - Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.61832

Palavras-chave:

mulheres, favela, urbanismos, feminismo, invisibilidade

Resumo

O presente artigo visa apresentar vozes de mulheres residentes no Aglomerado Santa Lúcia (BH-MG) que estão vivenciando o processo de remoção de suas casas devido à intervenção de reurbanização de vilas e favelas denominada Programa Vila Viva. Buscar formas de visibilizar essas experiências invisibilizadas, excluídas e subalternizadas, mostra-se relevante tendo em vista as relações e tensões existentes dentro do feminismo e na dicotômica cidade x favela, que colocam essas mulheres sistematicamente na posição de “outras”. Discutiremos por meio destas vozes a apropriação e a representação do espaço vivenciado por elas na favela, as relações de gênero no espaço público da comunidade em meio a discussões sobre as obras, além das violências nomeadas por essas mulheres durante esse doloroso processo. Pretende-se problematizar os efeitos da exclusão das teorizações de gênero no pensamento e nas práticas urbanísticas, responsáveis por produzirem atravessamentos de poder, subalternização e exclusão na experiência das mulheres faveladas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Furiati, Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Conexões de Saberes - Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2009). Mestre em psicologia social na mesma instituição e vinculado ao núcleo de pesquisa Conexões de Saberes. Doutorando do departamento de pós-graduação em Geografia da UFMG. Atuo profissionalmente como coordenador técnico do Programa Polos de Cidadania, sediado na Faculdade de Direito da UFMG. Desenvolvo atividades acadêmicas e profissionais ligadas aos temas: cidade, favelas, feminismo latino-americano, gênero, mediação de conflitos, resistências, direito à cidade, urbanismo, lutas urbanas latino-americanas e conflitos sócio-ambientais.

 

Claudia Mayorga, Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Conexões de Saberes - Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Complutense de Madri - Espanha (2007) com foco em estudo sobre gênero, política e feminismo. É professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-graduação em Psicologia. Coordena o Núcleo de ensino, pesquisa e extensão Conexões de Saberes.

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

Furiati, L., & Mayorga, C. (2016). Sem Lugar: A experiência de remoção de mulheres faveladas. Revista Polis E Psique, 6(2), 45–69. https://doi.org/10.22456/2238-152X.61832

Edição

Seção

Artigos