Rota Crítica: a trajetória de uma mulher para romper o ciclo da violência doméstica

Autores

  • Marília Meneghetti Bruhn Centro Universitário Metodista IPA
  • Lutiane de Lara UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.63711

Palavras-chave:

Violência Doméstica, Violência de Gênero, Rota Crítica, Relações de Poder,

Resumo

Este artigo busca analisar o trajeto percorrido por uma mulher para romper com a violência doméstica. A metodologia consiste em uma análise de discurso do prontuário de uma usuária de um serviço de abrigagem para mulheres em situação de violência doméstica, localizado em Porto Alegre/RS. Investigaram-se fatores impulsores e inibidores envolvidos no processo de superar a violência. A rede socioinstitucional tem um papel importante na rota crítica da usuária. Contudo, se identificou trechos do discurso que estimulam a vitimização ao invés de promover a autonomia da usuária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Meneghetti Bruhn, Centro Universitário Metodista IPA

Bacharel em Psicologia (IPA/2015)

Lutiane de Lara, UFRGS

Lutiane de lara é mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUCRS/2009 - Bolsa CNPq) e doutora em Psicologia Social e Institucional (UFRGS/2015 - Bolsa CAPES). Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário IPA, Porto Alegre/RS. Atua como Pesquisadora no Grupo de pesquisa Estudos Culturais e Modos de Subjetivação do Núcleo E-politcs - Estudos em Políticas e Tecnologias Contemporâneas de Subjetivação (UFRGS).

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

Bruhn, M. M., & Lara, L. de. (2016). Rota Crítica: a trajetória de uma mulher para romper o ciclo da violência doméstica. Revista Polis E Psique, 6(2), 70–86. https://doi.org/10.22456/2238-152X.63711

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)