Do armário à armadura: estratégias de mulheres no enfrentamento da homofobia e do heterossexismo

Autores

  • Luciana Fogaça Monteiro UFRGS
  • Paula Sandrine Machado UFRGS
  • Henrique Caetano Nardi UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.31533

Palavras-chave:

Homofobia, Lesbofobia, Mulheres, Direitos Humanos, Brasil Sem Homofobia.

Resumo

O objetivo do presente artigo é descrever e analisar as estratégias construídas por mulheres que buscaram o Centro de Referência em Direitos Humanos Rompa o Silêncio (Porto Alegre, RS) para lidar, enfrentar ou contestar os significados estigmatizantes associados a suas identidades de gênero ou práticas eróticas/afetos com outras mulheres. A ferramenta metodológica utilizada foi a entrevista baseada na reconstrução de trajetórias de vida e foram entrevistadas 9 mulheres que haviam acessado o Centro de Referência em 2007. As análises estão divididas em dois eixos temáticos: a) percepções sobre a homofobia na perspectiva das mulheres e b) estratégias de enfrentamento cotidianas e o sentido da busca pela formalização da denúncia e reivindicação de direitos. O material permitiu compreender que as entrevistadas percebem a discriminação e o preconceito como resultado de uma extrapolação dos limites das convenções de gênero. Nesse sentido, acreditam que a homossexualidade masculina e as
mulheres que possuem estilos “mais masculinos” estão mais propensos/as a sofrer discriminações. De acordo com elas, a perspectiva de uma maior “aceitação” das relações homoeróticas entre mulheres ocorre na articulação entre estilos mais próximos dos padrões de feminilidade vigentes, bem como por uma apropriação do homoerotismo feminino por parte do fetiche masculino. Quanto às estratégias de enfrentamento, foram encontradas tanto formas de manter identidades “discretas” como modos mais combativos, baseados em uma “subjetivação militante”. De modo geral, as entrevistadas consideram os tempos atuais melhores, devido, segundo elas, mais à atuação do movimento social do que aos aparelhos de proteção e políticas públicas estatais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Fogaça Monteiro, UFRGS

Psicóloga, Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS, pesquisadora associada do NUPSEX – UFRGS.

Paula Sandrine Machado, UFRGS

Psicóloga, Mestre e Doutora em Antropologia Social pela UFRGS, Professora do Departamento de Psicologia Social e Institucional e Professora do PPG em Antropologia Social da UFRGS, Co-Coordenadora do NUPSEX-UFRGS.

Henrique Caetano Nardi, UFRGS

Médico, Mestre e Doutor em Sociologia pela UFRGS, Pós Doutor pela EHESS-Paris, Professor do Departamento e PPG em Psicologia Social e Institucional da UFRGS, Coordenador do NUPSEX-UFRGS. Endereço: Rua Ramiro Barcelos 2600, CEP 90035-003, Porto Alegre, RS.

Downloads

Publicado

2012-08-16

Como Citar

Monteiro, L. F., Machado, P. S., & Nardi, H. C. (2012). Do armário à armadura: estratégias de mulheres no enfrentamento da homofobia e do heterossexismo. Revista Polis E Psique, 1(3), 112. https://doi.org/10.22456/2238-152X.31533

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)