Especialistas psi em ação: distribuição de expertises num reality show

Autores

  • Cristiane Moreira da Silva Docente do curso de graduação em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis, Rio de Janeiro/ Brasil.
  • Marcia Moraes Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.41323

Palavras-chave:

intimidade, especialistas psi, psicologia.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a articulação entre as práticas dos especialistas psis e as modulações da intimidade a partir da sua exposição na mídia através do blog de um programa de televisão, no formato de reality show. Foram analisados comentários dos seguidores do blog e cinco entrevistas semi-estruturadas com participantes do programa. Inspiradas em autores como Latour (2008) e Despret (2011), as pesquisadoras problematizam a distribuição da expertise a partir do reality show. Os resultados indicam que a distribuição da expertise ativa a todos que se articulam no dispositivo produzindo modos de subjetivar psicologizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Moreira da Silva, Docente do curso de graduação em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis, Rio de Janeiro/ Brasil.

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Marcia Moraes, Universidade Federal Fluminense

Pós doutorado em Sociologia - Lancaster University. Doutorado em Psicologia Clínica PUC-SP. Co-organizadora do livro Exercícios de ver e não ver: arte e pesquisa com pessoas com deficiência visual, da Editora Nau. Co-organizadora do livro Teoria ator-rede e psicologia, da Editora Nau. Bolsista de produtividade, Cnpq.

Downloads

Publicado

2014-04-02

Como Citar

Silva, C. M. da, & Moraes, M. (2014). Especialistas psi em ação: distribuição de expertises num reality show. Revista Polis E Psique, 3(2), 61–81. https://doi.org/10.22456/2238-152X.41323

Edição

Seção

Artigos