Como fazer da pesquisa um acontecimento?
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-152X.88513Palavras-chave:
Ética, Pesquisa, Psicologia, Implicação, Intervenção.Resumo
Este trabalho se propõe a discutir uma perspectiva ética no fazer da pesquisa que de maneira processual delimita problemas e métodos, desviando-se, portanto, dos contornos estabelecidos aprioristicamente. Entende-se que ao entrar em contato com os sujeitos que habitam o fora da universidade, corre-se o risco necessário de questionar e distender as margens fixadas de antemão. Trata-se de uma certa implicação para com as possibilidades de invenção que o próprio pesquisar suscita, quando aberto às múltiplas vozes que o atravessam. Durante a realização do seu trabalho de conclusão de curso, a pesquisadora escuta os antigos moradores de uma comunidade desenvolvida a partir da chegada da ferrovia e, posteriormente, acometida pela sua abrupta retirada. Ressalta-se ao longo desta intervenção os movimentos que coletivamente se instauraram, na medida em que os tensionamentos em relação ao conhecimento não foram ignorados, e sim visibilizados, potencializando a descoberta de novos rumos e abordagens até então impensados.
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