CECY FRANCK: DANCING WITH PILATES

Authors

  • Patrícia Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educaçao Física, Fisioterapia e Dança. Porto Alegre, RS
  • Christiane Garcia Macedo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escola de Educaçao Física, Fisioterapia e Dança. Porto Alegre, RS
  • Aline Nogueira Haas Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escola de Educaçao Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Licenciatura em Dança. Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.64224

Keywords:

Exercise and Movement Techniques. Dance. History.

Abstract

The method developed by Joseph Pilates had strong impact on American dance professionals, both in its practice and in its spreading to the general community and other cultures. This study looks into how Cecy Franck’s relationship with the Pilates Method influenced its introduction in the Brazilian state of Rio Grande do Sul. This is a qualitative study under the theoretical and methodological approach of oral history, using interviews as its main tool for collecting information. Looking at the development of the interviewees’ professional careers, their testimonials and existing information about the development of the Pilates Method in Brazil, we found that her work influenced its spreading.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Patrícia Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educaçao Física, Fisioterapia e Dança. Porto Alegre, RS

Bacharel em Artes Cênicas. Especialista no Método Pilates. Membro do Grupo de Estudos em Arte, Corpo e Educação.

Christiane Garcia Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escola de Educaçao Física, Fisioterapia e Dança. Porto Alegre, RS

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2007) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é doutoranda no PPGCMH - UFRGS. Integrante do Grupo de Estudos sobre Esporte, Cultura e História e do Centro de Memória do Esporte (UFRGS). Atuando principalmente nos seguintes temas: dança, educação física, história, memórias, centros de memória.

Aline Nogueira Haas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escola de Educaçao Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Licenciatura em Dança. Porto Alegre, RS

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutora em Medicina y Cirurgía - Universidad de Cádiz (1999). Especialista em Ciências do Esporte, pela PUCRS, em 1997, e, no Método Pilates pela ?The Studio Pilates Brasil?, 1999, e pela "Power Pilates", 2006. Professora do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora e Coordenadora do Curso de Especialização no Método Pilates da UFRGS. Líder do Grupo de Pesquisa em Arte, Corpo e Educação. Bailarina com formação em ballet clássico no "Ballet Studio Maria Cristina Fragoso"(1985). Possui cursos de formação em dança moderna e contemporânea, danças de salão, danças folclóricas, dança jazz, dança espanhola e no método Pilates. Desenvolve pesquisas na área da dança há aproximadamente 10 anos. Autora do livro "Ritmo e Dança: aspectos gerai"? editado e lançado no ano de 2003 e do Livro "Expressão corporal: aspectos gerais"; editado e lançado no ano de 2008. Já publicou vários artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais. Membro da International Association for Dance Medicine anda Science. Membro e Professora Certificada pela Pilates Method Alliance (PMA).

Published

2017-11-25

How to Cite

FERNANDES, Patrícia; MACEDO, Christiane Garcia; HAAS, Aline Nogueira. CECY FRANCK: DANCING WITH PILATES. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 1191–1202, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.64224. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/64224. Acesso em: 28 aug. 2025.

Issue

Section

Original Articles

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.