O CONHECIMENTO TÁTICO DOS ALUNOS DURANTE UMA UNIDADE HÍBRIDA DO MODELO DE EDUCAÇÃO DESPORTIVA E DO MODELO DE ABORDAGEM PROGRESSIVA AO JOGO NO VOLEIBOL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.97764Palavras-chave:
Aprendizagem. Conhecimento declarativo. Educação Física. Modelos educacionais.Resumo
A investigação nos modelos instrucionais tem enaltecido o impacto positivo do Modelo de Educação Desportiva e do Modelo de Abordagem Progressiva ao Jogo no desenvolvimento técnico e tático dos alunos, assim como no desempenho geral no jogo. Todavia, a análise do conhecimento tático dos alunos neste âmbito tem sido escassa. O presente estudo tem como propósito analisar o conhecimento tático declarativo dos alunos durante uma unidade híbrida desses dois modelos na modalidade de voleibol. Noventa e seis alunos sem experiência prévia nos dois modelos participaram numa época desportiva com 24 aulas. Foi desenvolvido um teste de vídeo para analisar o desenvolvimento do conhecimento tático declarativo dos alunos, o qual foi aplicado antes e depois da unidade. Todos os alunos melhoraram nos conteúdos táticos ensinados, o que pode encontrar explicação no trabalho colaborativo em equipas, na possibilidade dos alunos participarem noutros papéis para além de jogadores e nos processos instrucionais, características dos dois modelos.
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