O CONHECIMENTO TÁTICO DOS ALUNOS DURANTE UMA UNIDADE HÍBRIDA DO MODELO DE EDUCAÇÃO DESPORTIVA E DO MODELO DE ABORDAGEM PROGRESSIVA AO JOGO NO VOLEIBOL

Autores

  • Rui Araújo CIFI2D, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto
  • Mariana Delgado CIFI2D, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal
  • Eugénia Azevedo CIFI2D, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal
  • Isabel Mesquita CIFI2D, Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.97764

Palavras-chave:

Aprendizagem. Conhecimento declarativo. Educação Física. Modelos educacionais.

Resumo

A investigação nos modelos instrucionais tem enaltecido o impacto positivo do Modelo de Educação Desportiva e do Modelo de Abordagem Progressiva ao Jogo no desenvolvimento técnico e tático dos alunos, assim como no desempenho geral no jogo. Todavia, a análise do conhecimento tático dos alunos neste âmbito tem sido escassa. O presente estudo tem como propósito analisar o conhecimento tático declarativo dos alunos durante uma unidade híbrida desses dois modelos na modalidade de voleibol. Noventa e seis alunos sem experiência prévia nos dois modelos participaram numa época desportiva com 24 aulas. Foi desenvolvido um teste de vídeo para analisar o desenvolvimento do conhecimento tático declarativo dos alunos, o qual foi aplicado antes e depois da unidade. Todos os alunos melhoraram nos conteúdos táticos ensinados, o que pode encontrar explicação no trabalho colaborativo em equipas, na possibilidade dos alunos participarem noutros papéis para além de jogadores e nos processos instrucionais, características dos dois modelos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-06-08

Como Citar

ARAÚJO, R.; DELGADO, M.; AZEVEDO, E.; MESQUITA, I. O CONHECIMENTO TÁTICO DOS ALUNOS DURANTE UMA UNIDADE HÍBRIDA DO MODELO DE EDUCAÇÃO DESPORTIVA E DO MODELO DE ABORDAGEM PROGRESSIVA AO JOGO NO VOLEIBOL. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26042, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.97764. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/97764. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais