O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO INTEGRAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Cássia Maria Hess FEF/UNICAMP
  • Marcos Neira FE/USP
  • Eliana Toledo FCA/FEF/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.81617

Palavras-chave:

Ensino Integral, Educação Física escolar, atuação profissional.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo identificar e problematizar o papel do professor de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas escolas do estado de São Paulo de Ensino Integral. Trata-se de uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa. Identificou-se que o professor de Educação Física possui, além de suas atribuições específicas, um papel mais interdisciplinar com o de Arte, com a responsabilidade ainda de acompanhar os alunos no horário da saída e no almoço, e de participar das assembleias e dos agrupamentos. Para complementar a carga horária, deve atuar como apoio docente. Conclui-se que os documentos oficiais determinam a este profissional um papel disciplinador, de recreador, de auxiliar (portão e refeições), com multifunções, inclusive a médica, conforme a própria história da área nos identifica.  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-06

Como Citar

HESS, Cássia Maria; NEIRA, Marcos; TOLEDO, Eliana. O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO INTEGRAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 4, p. 1155–1166, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.81617. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/81617. Acesso em: 28 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

<< < 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.