ESTÉTICA, FORMAÇÃO INICIAL E DANÇA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA...

Autores

  • Deizi Domingues da Rocha Unochapeco
  • Ricardo Rezer Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.51878

Palavras-chave:

Estética. Educação. Dança. Docentes

Resumo

Este estudo objetivou aproximar os pressupostos da teoria estética adorniana e a dança no âmbito da formação inicial em Educação Física (EF).  Esta pesquisa se caracterizou como sendo descritiva, de caráter teórico-bibliográfico. As contribuições da teoria estética para a formação de professores no campo da EF podem se dar, principalmente, pela possibilidade de qualificar um olhar mais sensível para a educação, através de uma reeducação dos sentidos permeados pela reflexão filosófica ligada a arte. A dança representa então, uma possibilidade significativa de aproximação com a teoria estética, como possibilidade inclusive, de dura crítica à deseducação dos sentidos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deizi Domingues da Rocha, Unochapeco

Professora da Unochapecó; Mestre em Educação (PPGE/Unochapecó).

Ricardo Rezer, Unochapecó

Professor da Unochapecó; Doutor em Educação Física (PPGEF/UFSC).

Publicado

2015-06-09

Como Citar

ROCHA, Deizi Domingues da; REZER, Ricardo. ESTÉTICA, FORMAÇÃO INICIAL E DANÇA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA... Movimento, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 865–876, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.51878. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/51878. Acesso em: 28 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

<< < 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.