Regularidade e agressividade: categorias de análise no recreio de um aluno com deficiência mental

Autores

  • Cláudio Marques Mandarino

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2643

Palavras-chave:

Recreio. Integração. Deficiência Mental.

Resumo

No artigo abordamos o tema referente à integração de um aluno com deficiência mental matriculado no ensino fundamental, tendo como espaço de análise as manifestações corporais desse sujeito. O seu objetivo está em observar as relações que o mesmo estabelece comos outros escolares. Na sua primeira parte tratamos da integração escolar e posteriormente estudos sobre o recreio. Num segundo momento, comentamos sobre o corte micro-etnográfico, utilizando a observação como técnica de coleta de informação. Foram identificadas e analisadas duas categorias: regularidade e agressividade. Na conclusão é destacado que existem condições adversas para este aluno no recreio. Destacamos, também, que deve haver um maior comprometimento por parte da escola para garantir a implementação da proposta de integração.

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Publicado

2002-09-05

Como Citar

MANDARINO, C. M. Regularidade e agressividade: categorias de análise no recreio de um aluno com deficiência mental. Movimento, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 63–76, 2002. DOI: 10.22456/1982-8918.2643. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2643. Acesso em: 28 jun. 2022.

Edição

Seção

Estudo de Caso