Análise e visualização do domínio Internacionalização da Educação Superior no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245240.193-215Palavras-chave:
Internacionalização da educação superior. Análise de domínio. Análise de redes sociais. Mapas de ciência. BrasilResumo
Caracteriza e visualiza as redes de pesquisadores brasileiros e suas inter-relações a partir da produção de artigos científicos e da participação em grupos de pesquisa formalizados no domínio Internacionalização da Educação Superior. Apresenta referencial teórico sobre a internacionalização da educação superior e a abordagem metodológica de análise de domínio. Utiliza a análise de domínio, combinando técnicas bibliométricas, de análise de redes sociais e a análise do conteúdo dos textos do corpus, constituído de 146 artigos de periódicos científicos e trabalhos em eventos a partir de busca nas bases de dados Scopus, Web of Science (coleção principal e SciELO Citation Index), SciELO e Redalyc. Utiliza as métricas e visualizações das redes com Gephi 9.0.2. Constata que, apesar de incipiente, existe uma comunidade de pesquisadores no Brasil organizando-se em torno do domínio Internacionalização da Educação Superior, formalizada inclusive em grupos de pesquisa certificados. Conclui que, embora com pouca parceria internacional e disseminada em fontes predominantemente nacionais, a produção científica discute temas relevantes, reflexos das principais preocupações relacionadas com a geopolítica do conhecimento, a mercantilização da educação e as estratégias de internacionalização.
Downloads
Referências
ABBA, Maria Julieta; CORSETTI, Berenice. Contribuições para uma internacionalização da educação superior desde e para América Latina. A experiência da UNILA e da ELAM. Educação por escrito; v. 7, n. 2, p. 181-200, 2016.
ALBRECHTSEN, Hanne. This is not Domain Analysis. Knowledge Organization. v. 42, n. 8, p. 557-661, 2015
ALTBACH Philip G.; KNIGHT, Jane. The internationalization of higher education: Motivations and realities. Journal of Studies in International Education, v. 11, n. 3-4, p. 290-305, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. MEC afirma que o Ciência sem Fronteiras terá 5 mil bolsistas na pós-graduação. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/46981-mec-afirma-que-o-ciencia-sem-fronteiras-tera-5-mil-bolsistas-na-pos-graduacao. Acesso em: 15 set. 2018.
CAPES – COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Capes e CNPq apresentam avaliação preliminar do Ciência sem Fronteiras. 2015. Disponível em: http://capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/7583-capes-e-cnpq-apresentam-avaliacao-preliminar-do-ciencia-sem-fronteiras. Acesso em: 15 set. 2018
CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. A mercantilização da educação superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições Lucrativas. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 54, p. 761-776, 2013.
DAL-SOTO, Fábio; ALVES, Juliano Nunes; SOUZA, Yeda Swirski de. A produção científica sobre internacionalização da educação superior na Web of Science: características gerais e metodológicas. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 32, n. 4, p. 229-249, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698153246
DIDOU-AUPETIT, Sylvie. Introducción. In: DIDOU-AUPETIT, Sylvie; ESCOBAR, Vielka (Coord.). Internacionalización de la educación superior y las ciencias en América Latina: un estado del arte. Caracas: IESALC-UNESCO, 2014.
FREEMAN, Linton Clarke. The development of social network analysis: A study in the sociology of science. Vancouver: ΣP Empirical Press, 2004.
HERMO, Javier; PITTELLI, Cecilia. Globalización e Internacionalización de la Educación Superior. Apuntes para el Estudio de la Situación en Argentina y el Mercosur, Revista Española de Educación Comparada, n. 14, p. 243-268, 2008.
HJØRLAND, Birger. Domain analysis in information science: eleven approaches-traditional as well as innovative. Journal of Documentation, v. 58, n. 4, p. 422-462, 2002.
HJØRLAND, Birger. Domain analysis. Encyclopedia of Knowledge Organization. 2017. Disponível em: http://www.isko.org/cyclo/domain_analysis#ref. Acesso em: 27 ago. 2018.
HJØRLAND, Birger; ALBRECHTSEN, Hanne. Toward a new horizon in Information Science: Domain-Analysis. Journal of the American Society for Information Science. v. 6, n. 6, p. 400-425, 1995.
KEHM, Barbara; TEICHLER, Ulrich. Research on Internationalisation in Higher Education. Journal of Studies in International Education, v. 11, n. 3-4, p. 260-273, 2007.
KNIGHT, Jane. Internationalization Remodeled: Definitions, Rationales, and Approaches. Journal for Studies in International Education, v. 8, n. 1, p. 5-31, 2004.
KNIGHT, Jane. The changing landscape of higher education internationalisation – for better or worse? Perspectives: Policy and Practice in Higher Education, v.17, n. 3, p. 84-90, 2013.
MARTINS, José Ricardo. UNILA: uma Universidade Federal Brasileira para América Latina. Ponto-e-vírgula, n. 7, p. 224-243, 2010.
MENENGHEL, Stela; AMARAL, Joana. Universidades internacionais na contracorrente. As propostas da UNILA e da UNILAB. Universidades, n. 67, p. 25-40, 2016.
MONCADA CERÓN, Jesús Salvador. Hacia una internacionalización solidaria de la educación superior. Theoria, v. 20, n. 1, p. 21-32, 2011.
MONZÓN, Marcelo A. Internacionalización de la Educación Superior. Análisis y Acción: Apuntes para el desarrollo de un modelo Conceptual. In: TANGELSON, G. (Comp.). Desde el sur: miradas sobre la internacionalización. 1. ed. Remedios de Escalada: Ediciones de la UNLa- Universidad Nacional de Lanús, 2014.
MOROSINI, Marília Costa; NASCIMENTO, Lorena Machado do. Internacionalização da educação superior no Brasil: a produção recente em teses e dissertações. Educ. rev., v. 33, e15507, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698155071
OLIVEIRA, Ely Francina Tannuri de; GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini. Studies of author cocitation analysis: a bibliometric approach for domain analysis. IRIS, v.2, n.1, p. 12-23, 2013.
SAMPAIO, Helena; SAES, Paula. Internationalization of Higher Education: a balance of the literature in Brazil. In: DIDOU-AUPETIT, S; ESCOBAR, V. (Coord.). Internacionalización de la educación superior y las ciencias en América Latina: un estado del arte. Caracas: IESALC-UNESCO, 2014.
SÁNCHEZ-TARRAGÓ, Nancy; BUFREM, Leilah Santiago: SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos. La Ciencia de la Información y la Internacionalización de la Educación Superior. Informação & Sociedade: estudos, v.26, p.73-89, 2016.
SÁNCHEZ-TARRAGÓ, Nancy; BUFREM, Leilah Santiago: SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos. La producción científica latinoamericana desde una mirada poscolonial. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 8, p. 182-202, 2015.
SÁNCHEZ-TARRAGÓ, Nancy; SANTOS, Raimundo Nonato Macedo; BUFREM, Leilah Santiago. Discusión sobre Políticas de Internacionalización en la Educación Superior: análisis de citas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 20, n. 44, p. 105-126, set./dez. 2015. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2015v20n44p105
SÁNCHEZ-TARRAGÓ, Nancy; SANTOS, Raimundo Nonato Macedo; BUFREM, Leilah Santiago. Internacionalización de la educación superior: una mirada a sus simientes intelectuales. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: ALÉM DAS NUVENS, EXPANDINDO AS FRONTEIRAS DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15., 2014, Belo Horizonte, MG. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2014. p. 30983118. Disponível em: http://enancib2014.eci. ufmg.br/documentos/anais/anais-gt7. Acesso em: 17 set. 2018.
SÁNCHEZ-TARRAGÓ, Nancy; SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos; BUFREM, Leilah Santiago. Internacionalização da educação superior no Brasil: mapeando um domínio. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 6., 2018, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. Disponível em: https://ebbc.inf.br/ebbc6/docs/6EBBC2018v2018_07_27.pdf. Acesso em: 03 dez. 2018.
SHAPERE, Dudley. Scientific theories and their domains. In: SUPPE, F. (Ed). The structure of scientific theories. 2. ed. Urbana: University of Illinois Press, 1977.
SMIRAGLIA, Richard P. Domain analysis for knowledge organization: Tools for Ontology Extraction. Waltham, MA: Chandos Publishing, 2015.
STEIN, Sharon. Internationalization for an Uncertain Future: Tensions, Paradoxes, and Possibilities. The Review of Higher Education, v. 41, n. 10, p. 3-32, 2017.
VARGAS-QUESADA, Benjamin; MOYA-ANEGÓN, Félix. Visualizing the Structure of Science. Berlin: Springer-Verlag, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Nancy Sanchez-Tarragó, Raimundo Nonato Macedo dos Santos, Leilah Santiago Bufrem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.