Mapeamento dos recursos informacionais de um observatório universitário de ciência, tecnologia e inovação a partir do método Infomapping

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245.29.125922

Palavras-chave:

ambiente informacional , ciência, tecnologia e inovação, entidades de recursos de informação, Infomapping, Observatório OtletCI

Resumo

A pesquisa trata do delineamento dos recursos de informação, essenciais para o ambiente informacional de observatórios universitários de ciência, tecnologia e inovação. Tem como objetivo geral identificar os recursos informacionais adequados para instalação, e, operação de um observatório universitário de ciência, tecnologia e inovação. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza descritiva e exploratória quanto aos seus objetivos, e, documental e estudo de caso quanto aos meios. Nos resultados foram aplicadas as quatro etapas do método Infomapping para o mapeamento dos recursos informacionais do Observatório OtletCI. A aplicação da primeira etapa possibilitou a identificação de 42 possíveis entidades de recursos de informação, sendo (23) pertencentes a categoria fontes, (07) à categoria serviços e (12) à categoria sistemas; já na última etapa o número de entidades de recursos de informação foi reduzido para 30 e essas entidades foram categorizadas em três grupos: (1) as fontes de informação; (2) as atividades e; (3) os instrumentos. Por fim, entende-se que os resultados alcançados por esta pesquisa representam uma ampliação da compreensão estrutural e operacional relativa ao funcionamento de um observatório de ciência, tecnologia e inovação, com foco em instituições de ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rinaldo Ribeiro de Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE).

Raimundo Nonato Macedo dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Information Stratégique Et Critique Veille Technol - Université Paul Cézanne Aix Marseille III. Professor Associado III no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE).

Referências

BACK, S. Modelo de observatório para apoio ao processo de inovação nas organizações: aplicação para as indústrias brasileiras de Bens de Capital. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia de Materiais) - Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

BURK, C. F.; HORTON, F. W. Infomap: a complete guide to discovering corporate information resources. New Jersey: Prentice Hall, 1988.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. 5. ed. São Paulo: Futura, 2002.

GUSMÃO, R. Estruturas e dispositivos nacionais de produção e difusão de indicadores de C, T & I: deficiências e possíveis avanços. Parcerias Estratégicas, Brasília, v. 10, n. 20, p. 3, p. 1075-1098, jun. 2005.

LE COADIC, Y. F. A Ciência da informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004.

MACÊDO, J. D. Elementos chave para a construção de observatórios de CT&I: conceitos, serviços, indicadores e fontes de informação. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

MELO, R. R. Recursos informacionais para o funcionamento e operação de observatórios universitários de ciência, tecnologia e inovação. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.

MOREIRA, J. V. T.; NUNES, M. G. A gestão da informação em uma instituição de ensino superior: registros acadêmicos em foco. Revista Gestão e Planejamento Salvador, Salvador, v. 10, n. 2, p. 248-261, jul./dez. 2009.

ORTEGA, C.; DEL VALLE, R. Nuevos retos de los observatorios culturales. Boletín Gestión Cultural, Barcelona, n. 19, p. 1-15, 2010.

SANTOS, R. A. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 8. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

SANTOS, R. N. M. OtletCI: observatório temático e laboratório: ensino, tecnologia, ciência e informação. Recife: UFPE, 2017.

SANTOS, R. N. M. Institucionalização do Observatório OtletCI: memórias técnico-científicas em (re)construção. Recife: UFPE, 2020.

SANTOS, R. N. M. Formulação de diretrizes para concepção e implantação de um observatório na UFPE. Recife: UFPE, 2021.

TEXIDOR, S. Recursos electrónicos documentales: nuevos desafíos para el control bibliográfico. Biblios: Journal of Librarianship and Information Science, Lima, v. 4, n. 16, p. 65-80, 2003.

TRZECIAK, D. S. Modelo de observatório para arranjos produtivos locais. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

VALENTIM, M. L. P. et al. Gestão da informação utilizando o método Infomapping. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 184-198, abr. 2008.

Downloads

Publicado

2023-02-23

Como Citar

MELO, R. R. de; SANTOS, R. N. M. dos. Mapeamento dos recursos informacionais de um observatório universitário de ciência, tecnologia e inovação a partir do método Infomapping. Em Questão, Porto Alegre, v. 29, p. 125922, 2023. DOI: 10.19132/1808-5245.29.125922. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/125922. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)