A editora universitária e o compromisso da universidade com as práticas de divulgação do conhecimento produzido
Palavras-chave:
Editoras universitárias. Práticas editoriais. Editores universitáriosResumo
Apresenta resultados de leituras, observação e pesquisa exploratória sobre as editoras universitárias no Brasil, diante dos desafios e tensões da institucionalização de suas práticas, de modo especial relativas ao compromisso acadêmico frente aos imperativos de mercado, à valorização dos periódicos como veículos privilegiados da comunicação científica e às condições estruturais, burocráticas e financeiras das editoras, diante das possibilidades de conciliar modos de produção e essas condições. Realiza pesquisa bibliográfica e entrevistas com diretores das editoras universitárias brasileiras. Conclui destacando a posição de editores universitários em prol do ideal acadêmico, presente em todos os depoimentos, indicando a necessidade de rever estruturas e modos de produção, sem que se perca a dimensão social e política das editoras e o compromisso institucional da universidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Leilah Santiago Bufrem, Tânia Maria Braga Garcia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.