Autoria e pesquisa em Organização do Conhecimento: análise da produção científica em Ciência da Informação

Autores

  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília) Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Juliana Lazzarotto Freitas Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília)
  • Bruna Silva Nascimento Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Palavras-chave:

Pesquisa em organização do conhecimento, Autoria em organização do conhecimento, Análise de citação, Análise de cocitação, Produção científica

Resumo

Analisa como se configuram as relações entre autores e fundamentos teóricos da área de organização do conhecimento (OC) no Brasil. Para corroborar tais relações, identifica as temáticas e enfoques de maior representatividade na área. Parte de um corpus de 105 artigos selecionados da Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos de Ciência da Informação (Brapci) sobre o tema entre 2003 e 2012. Utiliza o software Endnote e Excel para sistematização e análise dos resultados obtidos e o Ucinet para construção da matriz de citação e de cocitação. Identifica os autores mais producentes sobre o tema e os mais citados por estes. Conclui que a produção científica brasileira sobre OC distribui-se de maneira irregular ao longo do período analisado. Finaliza estabelecendo relações entre as correntes teóricas da área e os enfoques e temáticas predominantes no corpus. Os enfoques de pesquisa mais expressivos foram o teórico e o linguístico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília) Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Ciência da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professora Visitante Sênior no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Marília) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

 

Juliana Lazzarotto Freitas, Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília)

Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Marília). Pesquisadora bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Bruna Silva Nascimento, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

BUFREM, L. S.; FREITAS, J. L.; NASCIMENTO, B. S. Autoria e pesquisa em Organização do Conhecimento: análise da produção científica em Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 150–165, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/49281. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo