Autoria e pesquisa em Organização do Conhecimento: análise da produção científica em Ciência da Informação
Palavras-chave:
Pesquisa em organização do conhecimento, Autoria em organização do conhecimento, Análise de citação, Análise de cocitação, Produção científicaResumo
Analisa como se configuram as relações entre autores e fundamentos teóricos da área de organização do conhecimento (OC) no Brasil. Para corroborar tais relações, identifica as temáticas e enfoques de maior representatividade na área. Parte de um corpus de 105 artigos selecionados da Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos de Ciência da Informação (Brapci) sobre o tema entre 2003 e 2012. Utiliza o software Endnote e Excel para sistematização e análise dos resultados obtidos e o Ucinet para construção da matriz de citação e de cocitação. Identifica os autores mais producentes sobre o tema e os mais citados por estes. Conclui que a produção científica brasileira sobre OC distribui-se de maneira irregular ao longo do período analisado. Finaliza estabelecendo relações entre as correntes teóricas da área e os enfoques e temáticas predominantes no corpus. Os enfoques de pesquisa mais expressivos foram o teórico e o linguístico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.