Práticas colaborativas e a atuação dos bibliotecários multiplicadores da competência em informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245.29.124752

Palavras-chave:

habilidades informacionais, multiplicação da competência em informação, bibliotecário educador

Resumo

Objetivo: O objetivo do artigo foi identificar as atividades desenvolvidas pelos bibliotecários multiplicadores da competência em informação e as práticas colaborativas que utilizam em seu desenvolvimento. Método: Pesquisa de campo, descritiva e com abordagem qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados o grupo de foco, que foi realizado com um grupo de bibliotecárias de diferentes tipos de bibliotecas. Os dados foram analisados apoiando-se na análise de conteúdo. Resultado: Entre os resultados, foi possível identificar que ações realizadas por multiplicadores da competência em informação podem se referir desde o desenvolvimento de habilidades para a busca e uso da informação, até atividades educacionais e culturais que permitam a reflexão e auxiliem os sujeitos no desenvolvimento de pensamento crítico sobre a sociedade e que os instiguem a entender sua condição de sujeito informacional e social. Para tanto, os bibliotecários realizam diversas parcerias, especialmente com quatro ênfases: educacionais, culturais, sociais e institucionais. Conclusões: A atuação do bibliotecário multiplicador não se dá “descolada” de sua realidade, nesse sentido, é relevante que as instituições e o estado reconheçam a necessidade de formação contínua desses profissionais, assim como o papel essencial desenvolvido pela competência em informação na formação dos sujeitos. Enfatiza-se a relevância das universidades e cursos de Biblioteconomia incorporarem uma formação diversificada e humanística que possibilite aos bibliotecários condições de estabelecerem análises amplas sobre a realidade e condições de agirem para a sua transformação.

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Biografia do Autor

Ana Maria Miranda, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL).

Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Francisco. Professora no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL).

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

MIRANDA, A. M.; ALCARÁ, A. R. Práticas colaborativas e a atuação dos bibliotecários multiplicadores da competência em informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 29, p. 124752, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245.29.124752. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/124752. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo