Relações entre a Teoria das Necessidades Psicológicas Básicas e a competência em informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245272.346-369

Palavras-chave:

Competência em informação, Motivação para aprender, Necessidades psicológicas básicas, Teoria da Autodeterminação, Formação da competência em informação

Resumo

Este artigo apresenta relações entre a necessidade de competência, autonomia e pertencimento e a competência em informação. Essas três necessidades integram a Teoria da Autodeterminação e, quando satisfeitas, influenciam na motivação intrínseca, que é essencial para a aprendizagem e inerente à competência em informação. Quanto aos procedimentos, é uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e com abordagem qualitativa. Foi feita a partir de um levantamento bibliográfico no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no Google Acadêmico. Entre os principais resultados, evidencia que a competência em informação pode ser impactada pela competência, autonomia e pertencimento, assim como a satisfação dessas necessidades psicológicas básicas pode ser apoiada pela competência em informação. Isso porque ambas têm em comum aspectos cognitivos, afetivos e sociais que estão presentes nas ações para a formação do aprendiz frente às suas demandas e problemas informacionais. Ressalta que a associação entre a motivação e a competência em informação é necessária e que as variáveis individuais, coletivas e contextuais que podem influenciar a motivação para aprender também implicam em interferências na competência em informação. Assim, deve-se levar em conta essas variáveis no planejamento de ações para a formação da competência em informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Psicologia. Professora do Departamento Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UEL)

Downloads

Publicado

2021-03-26

Como Citar

ALCARÁ, A. R. Relações entre a Teoria das Necessidades Psicológicas Básicas e a competência em informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 346–369, 2021. DOI: 10.19132/1808-5245272.346-369. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/105632. Acesso em: 26 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)