Estudos de usuários no sistema de informação museal
proposições para a adequação da oferta informacional em museus pela ótica de sujeitos invisibilizados
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245.29.122853Palabras clave:
Estudos de Usuários, sistema de informação museal, público invisibilizado, museus, informaçãoResumen
É objetivo deste estudo investigar o comportamento informacional de sujeitos invisibilizados no ambiente do museu, propondo uma discussão que levante atributos considerados importantes para o engajamento desse público nesses espaços. Para tanto, reúne fundamentos teóricos ligados ao sistema de informação museal, caracterizando o seu público, além de selecionar modelos de Estudos de Usuários da Ciência da Informação, visando relacioná-los ao âmbito do museu. O levantamento teórico em questão, permitiu a construção de um roteiro de entrevistas diretas com a amostra, que buscou compreender o comportamento informacional deste grupo nesses ambientes. Para auxílio a análise do conteúdo obtido, fez-se uso de ferramentas como o iFeel e o Iramuteq, respectivamente. Os resultados apontam que a maioria dos indivíduos entrevistados são do sexo masculino, pretos e de baixa renda, que não visitam museus com frequência por não compreenderem bem as exposições, afirmando faltar clareza nas informações transmitidas. Caracterizam-se como pessoas curiosas, que buscam por informação, todavia expõem um sentimento de insatisfação em relação as informações obtidas na visita a museus. Como melhoria propõem o acréscimo de guias, um trabalho em relação a qualidade das informações expostas, além da inserção de tecnologias, como totems e Qrcodes.
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