Information management and technologies: guidelines for virtual museum interface projects in with respect to authenticity

Authors

  • Larissa Fernandes Dutra PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO - ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Cátia Rodrigues Barbosa Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Minas Gerais- Escola de Ciência da Informação
  • Diomira Maria Cicci Pinto Faria Professora adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245262.185-210

Keywords:

Information management, Information and Communication Technology, Virtual museums, Authenticity, Era Virtual.

Abstract

The purpose of this study is to contribute to the creation of guidelines for virtual museum interface projects regarding their authenticity. Through the deductive method, when working with theories about the authentic, we analyzed a virtual museum site model (Era Virtual) to create authenticity assessment indicators for virtual musem sites. After theoretical and practical analyses, a pilot questionnaire was designed to validate, through the response of the public, the indicators we developed and to develop others, if necessary. Then, we defined our sample, the final questionnaires were applied, the results obtained were analyzed, and the guidelines for virtual museum interface were set out. We found that authenticity is a dynamic concept that concerns both issues verifiable through the subject matter of a digital object and non-material issues that emerge from the relationship between a person and that object. The sample surveyed believed that virtual museums were authentic mainly for their informative value.

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Author Biographies

Larissa Fernandes Dutra, PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO - ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Turismóloga pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Mestre e doutoranda em Gestão e Organização do Conhecimento pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro dos grupos de pesquisa Turismo, economia, cultura e território (CNPq) e Estudos em Museologia, Arte e Estética na Tecnologia, Educação e Ciência (MUSAETEC - ECI UFMG)

Cátia Rodrigues Barbosa, Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Minas Gerais- Escola de Ciência da Informação

Pós doutorado em Museologia pela Universidade de Québec em Montréal ( UQÀM- 2014)- Bolsista CAPES. PhD em Museologia pela Escola de doutorado do Muséum National D'Histoire Naturelle de Paris (2005)-Bolsista CAPES. Master em Museologia pela Escola de doutorado do Muséum National D'Histoire Naturelle de Paris ( 2002)- Bolsista CAPES. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999)- Bolsista CNPq. Especialização no Ensino de Ciências-modalidade Física pela Universidade Federal de Minas Gerais.Especialização em Inteligência de Estado e Inteligência de Segurança Pública ( 2017)- Faculdade de Direito Milton Campos e INASIS- Bolsista Associação Internacional para Estudos de Segurança e Inteligência (INASIS). Graduação em Licenciatura Plena Matemática pelo Instituto Newton Paiva. Participou como pesquisadora associada PALOC: Patrimoine Locaux- IRD : L'Institut de recherche pour le développement ( França) .Membro do ICOM (Conselho Internacional de Museus). Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação ( ANCIB). Líder do grupo de pesquisa e estudos em Museologia-arte e estética na tecnologia, educação e ciência MUSAETEC-UFMG/ECI-CNPq ( www.musaetec.com). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Minas Gerais- Escola de Ciência da Informação. Areas de interesse: museologia; museus; patrimônio científico- cultural; identidade cultural; tecnologia no âmbito dos museus-cultura- divulgação da Ciência; gestão da informação e do conhecimento no âmbito dos museus e do patrimônio; museologia-estética- fenomenologia; museologia-educação, inteligência de Estado/ Proteção de conhecimento sensível; mediação-comunicação museológica; memória-patrimônio.

Diomira Maria Cicci Pinto Faria, Professora adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em economia pela Universidade Católica de Minas Gerais (1982), especialização em planejamento pela Fundação João Pinheiro (1983) e estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Mestrado em turismo pela Universidad de Alicante, Espanha. Doutora em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, no doutorado de Economia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional - Cedeplar, e pela Universidad de Alicante, Espanha, com defesa de tese realizada em janeiro de 2012. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Geografia da UFMG, líder do grupo de pesquisa " Turismo, economia, cultura e território" e colaboradora do grupo "Economia da Cultura", ambos do CNPq. Atua nas seguintes áreas: economia do turismo e da cultura, turismo e pobreza, viabilidade econômica de projetos e economia dos recursos naturais.

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Published

2020-04-23

How to Cite

DUTRA, L. F.; BARBOSA, C. R.; FARIA, D. M. C. P. Information management and technologies: guidelines for virtual museum interface projects in with respect to authenticity. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 2, p. 185–210, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245262.185-210. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/92580. Acesso em: 24 jun. 2025.

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