Arquitetura e recuperação da informação

uma abordagem do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) da Universidade Eduardo Mondlane

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.139451

Palavras-chave:

informação, arquitetura da informação, recuperação da informação, SIGA, UEM

Resumo

Aborda-se a arquitetura e recuperação da informação acadêmico-pedagógica por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica com  o objetivo de conhecer a eficiência do sistema na resposta às demandas dos estudantes e docentes da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), a partir da análise da sua arquitetura. O estudo é qualitativo em sua abordagem e exploratório-descritivo em seus objetivos, tendo sido operacionalizado pelas pesquisas bibliográfica e documental para efeitos de embasamento teórico, assim como por meio da abordagem ao sistema a partir de documentos que permitiram obter informações concretas sobre o assunto em pauta. Constatou-se que na elaboração das primeiras versões do sistema, pouca atenção foi dada ao tipo de usuário, as interfaces do sistema eram pouco convidativas e usava-se linguagem equivocada para certos recursos, criando-se insatisfação, frustração ou embaraço ao usuário para encontrar a informação pretendida e satisfazer as suas demandas. Além disso, quando o sistema era usado em tempo de “pico”, como no início e no final dos semestres letivos, este sistema não era capaz de responder às demandas com a qualidade e velocidade necessárias. Contudo, a introdução deste sistema é considerada um grande avanço para a instituição, tendo em conta os desafios impostos pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. O sistema precisa ser aperfeiçoado continuamente quanto à arquitetura, no sentido de facilitar cada vez mais a recuperação da informação e a inclusão dos usuários com necessidades especiais, sendo esta, um das grandes expetativas geradas com a implementação da nova versão 2.0.

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Biografia do Autor

Gildo Carlos Macie, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Ciência da Informação, Campus Marilia

Doutorando em Ciência da Informação pela UNESP. Mestre em Administração Pública pela Universidade Eduardo Mondlane. Graduado em Ciência da Informação - Vertente Arquivística pela Universidade Eduardo Mondlane. Atualmente, docente de Gestão de Documentos I e II, no Departamento de Ciência da Informação, Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane. Gestor de Informação e projectos no Departamento para a Qualidade Académica ECA. Chefe do Departamento do Registro Académico da Escola de Comunicação e Artes (ECA). Com experiência na área de Ciência da Informação na avaliação da qualidade institucional e elaboração de planos de melhorias.

Natália Marinho do Nascimento, universidade Estadual Paulista

Professora Assistente do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp, Marília. Fui Professora Adjunta do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPA (2020 - 2022). Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Bolsista CAPES. Doutorado Sanduíche desenvolvido na Universidade de Salamanca (USAL) Espanha (03/2017 - 09/2017) - Bolsista CAPES/PDSE. Graduada em Arquivologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Foi bolsista FAPESP (2011) e CNPq (2009/2010) durante a iniciação científica. Participa do Grupo de Pesquisa: Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional (ICIO). Atuei como Consultora na área de: Organização, Gestão de Documentos e Gestão da Informação. E-mail para contato: (natalia.nascimento@unesp.br) ou (natalianascimento_@hotmail.com)

Telma Campanha de Carvalho Madio, universidade Estadual Paulista

Graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), especialização em Arquivo pelo IEB/USP (1988), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2005). Livre docência em Documento fotográfico pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP em 2016. Atualmente é professora associada da UNESP, no Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus Marília, ministrando disciplinas na graduação e na pós-graduação. Coordenadora do Laboratório de Conservação, desde 2006. Em diversos períodos coordenadora do curso de Arquivologia e atualmente membro titular do Conselho desse Curso. Membro titular do Conselho Departamental, da Comissão de Avaliação Documental e Acesso/CADA e da Comissão de Preservação Digital da UNESP. Atua nas linhas de pesquisa: Produção e Organização da Informação, Gestão da Informação e Formação Profissional, com os temas: organização e identificação em arquivos, fotografia, acervos audiovisuais, objetos digitais de arquivo, preservação digital de documentos de arquivo e conservação preventiva.

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Publicado

2024-09-19

Como Citar

MACIE, G.; NASCIMENTO, N.; MADIO, T. Arquitetura e recuperação da informação: uma abordagem do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) da Universidade Eduardo Mondlane. Em Questão, Porto Alegre, v. 30, 2024. DOI: 10.1590/1808-5245.30.139451. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/139451. Acesso em: 14 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo