Entrecruzamento dos estudos geracionais e a formação de usuários

Autores

  • Marcos Aurelio Gomes Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245233.32-52

Palavras-chave:

Educação de usuários. Estudos de usuários. Formação de usuários.

Resumo

Objetiva identificar as conexões históricas e sociais entre os estudos de gerações e as práticas desenvolvidas no uso dos recursos informacionais pelas bibliotecas. Estudo de natureza exploratória com enfoque na pesquisa bibliográfica. Quatro categorias foram estabelecidas: coorte; características; tempo histórico e social; e formação dos usuários. Ao se considerar tais categorias, delineou-se o cenário para cada classe geracional: veteranos, baby boomers e as gerações X, Y e Z. Conclui-se que cada classe geracional indica, em determinado tempo, uma possível correspondência direta com a formação de usuários da informação, essa, por sua vez, condicionada a uma demanda socioeconômica.

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Biografia do Autor

Marcos Aurelio Gomes, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFMG e docente do CBI/UFAL.

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Publicado

2017-08-21

Como Citar

GOMES, M. A. Entrecruzamento dos estudos geracionais e a formação de usuários. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 32–52, 2017. DOI: 10.19132/1808-5245233.32-52. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/70448. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos