Presença digital em portais de periódicos: proposta de análise
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245230.159-179Palavras-chave:
Presença digital. Portal de periódicos. Marketing digital. Acesso aberto.Resumo
Em um contexto de grande conectividade, um portal de periódicos precisa acompanhar as tendências de presença digital, além de utilizar plataformas e estratégias de forma planejada. Esta pesquisa apresenta uma proposta de análise da presença digital — a partir de um referencial teórico do marketing digital — em portais de periódicos. Com o movimento de acesso aberto, o uso de periódicos eletrônicos foi intensificado, de modo que os portais de periódicos também ganharam mais espaço, já que sua implantação propicia questões estratégicas ao contribuir para o aumento da visibilidade e do valor público das instituições, indicando a qualidade da entidade à medida que esta toma para si a responsabilidade pela preservação e disseminação dos periódicos, contribuindo para a expansão da comunicação científica. O marketing digital desponta como a aplicação de estratégias de marketing na internet ou, ainda, em ambiente digital. A proposta apresentada aborda as presenças própria e espontânea, não apresentando formas de análise para a presença digital paga. Como proposta são descritas três etapas: (1) primeira etapa: identificação da presença digital própria; (2) segunda etapa: identificação da presença digital espontânea; e (3) terceira etapa: análise dos dados. A mescla de ferramentas, tipos de metodologias, coletas e softwares apontam para resultados mais amplos das várias faces que as presenças digitais apresentam, já que cada uma possui características peculiares. A proposta apresentada pode ser utilizada para diagnóstico da presença digital de portais de periódicos, apontando melhorias.Downloads
Referências
ADOLPHO, Conrado. Os 8Ps do marketing digital. São Paulo: Novatec, 2011.
AMERICAN MARKETING ASSOCIATION. Definition of Marketing. 2013. Disponível em: <https://www.ama.org/aboutama/pages/definition-of-marketing.aspx>. Acesso em: 31 maio 2015.
BACK, Caroline. Os 4 pilares do marketing digital.2012. Disponível em: <http://www.ageone.com.br/blog/os-4-pilares-do-marketing-digital/>. Acesso em: 30 dez. 2016.
CORRÊA, Elizabeth Saad. A comunicação digital nas organizações: tendências e transformações. Organicom, São Paulo, v. 6, n. 10/11, p. 162-167, 2009.
COSCELLI, José Geraldo de Barros. Os quatro pilares para ter uma boa presença on-line. [S.l.], 2014. Disponível em: <http://corporate.canaltech.com.br/dica/marketing/Os-quatro-pilares-para-ter-uma-boa-presenca-on-line/>. Acesso em: 19 maio 2016.
FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.
GABRIEL, Martha. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. São Paulo: Novatec, 2010.
GABRIEL, Martha. O impacto da internet nos negócios. 2015. Disponível em: <http://www.adflip.com.br/2015/06/08/o-impacto-da-internet-nos-negocios/>. Acesso em: 19 maio 2016.
GARRIDO, Isadora dos Santos; RODRIGUES, Rosangela Schwarz. Portais de periódicos científicos online: organização institucional das publicações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 15, n. 2, p. 56-72, maio/ago. 2010. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/943>. Acesso em: 10 set. 2015.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
LEITE, Fábio Furtado. Presença Digital: uma estratégia de negócios necessária. [S.l.], 2016. Disponível em: <http://www.furtadoleite.com.br/presenca_digital/>. Acesso em: 19 maio 2016.
MARRA, Patrícia; WEITZEL, Simone. Portais de periódicos de acesso aberto nas universidades brasileiras: a utilização do Open Journal Systems. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., 2015, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 2015.
OLIVEIRA, Alexandre P. O sistema das profissões: o trabalho nos Portais de Periódicos. 2012. Artigo apresentado durante o Mestrado em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.
RODRIGUES, Rosângela; FACHIN, Gleisy. Portal de periódicos científicos: um trabalho multidisciplinar. TransInformação, Campinas, v. 22, n. 1, p. 33-45, jan./abr. 2010. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/483>. Acesso em: 10 set. 2015.
SILVA, Vanessa Bolico da. Marketing digital como ferramenta estratégica e as oportunidades nas redes sociais. E3: Revista de Economia, Empresas e Empreendedores, Souto (Portugal), v. 2, n. 1, p. 25-62, 2016.
STRUTZEL, Tercio. Como a Presença Digital impacta o seu negócio? 29 jan. 2015a. Disponível em: <http://www.terciostrutzel.com.br/como-a-presenca-digital-impacta-o-seu-negocio/>. Acesso em: 26 jun. 2015.
STRUTZEL, Tercio. Os 4 pilares da presença digital. [S.l.], 2013. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/os-4-pilares-da-presenca-digital/73194/>. Acesso em: 15 maio 2016.
STRUTZEL, Tercio. Presença Digital. Rio de Janeiro: Alta Books, 2015b.
VICENTE, Natalí Ilza. O uso do Twitter e Facebook para divulgação científica: um estudo netnográfico em perfis de bibliotecas universitárias federais do sul do Brasil. 2015. 184 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
WOLCOW, Vitor. Como construir uma presença digital eficiente para o seu negócio. Belo Horizonte, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.