Corporeidade Discursiva na Imprensa Feminina: um estudo de editoriais
Palavras-chave:
Gênero feminino, corpo feminino, imprensa femininaResumo
O presente artigo trata da instituição de um padrão idealizado de corporeidade feminina operado nos discursos da chamada “imprensa feminina”. Tal proposição de sentido é analisada a partir dos editoriais de quatro revistas femininas veiculadas entre setembro de 2001 e fevereiro de 2002, nos quais o processo de construção da fotografia da capa é explicitado como estratégia discursiva, realizando em discurso a modelização de um corpo feminino “ideal”. Assim, na medida em que este processo midiático colabora e reforça matrizes culturais já existentes, articulo este fenômeno discursivo à problemática mais geral da definição social de papéis de gênero em nossa sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.