Imaginário e ciência: novas perspectivas do conhecimento na contemporaneidade

Autores

  • Ana Maria Dalla Zen UFRGS

Palavras-chave:

Paradigma emergente. Transdisciplinaridade. Conhecimento-Novas perspectivas.

Resumo

Reflete sobre o conhecimento contemporâneo, a partir de uma comparação entre a ciência cartesiana e o paradigma emergente, com base nas ideias de Ilya Prigogine. Destaca a mudança provocada pela inclusão da subjetividade na construção do conhecimento, numa perspectiva de conexão entre a emoção, a paixão e a razão como estratégia para compreensão da realidade. Analisa os conceitos de disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Destaca o papel das emoções na constru- ção do conhecimento, a partir da Biologia do Conhecimento. Conclui que a integração entre ciência razão e paixão se converte num novo modo de conhecimento que, por sua vez, conduz ao reencantamento da ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-07

Como Citar

DALLA ZEN, Ana Maria. Imaginário e ciência: novas perspectivas do conhecimento na contemporaneidade. Em Questão, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 17–26, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/23675. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.