Presença dos agradecimentos em um periódico da área de Saúde

Autores

  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi Universidade Federal de São Carlos
  • Suzelei Faria Bello União das Faculdades dos Grandes Lagos - São José do Rio Preto-SP

Palavras-chave:

Agradecimentos, comunicação científica, análise bibliométrica, periódicos científicos, Sociologia da Ciência.

Resumo

Embora presentes na literatura internacional, os estudos sobre agradecimentos no processo de comunicação científica ainda não encontraram um lugar na agenda de pesquisas brasileiras. Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou 387 agradecimentos formulados em 180 artigos publicados na Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil no período entre 2002 e 2014. Nas análises foram utilizadas as abordagens bibliométrica e de conteúdo, e os resultados obtidos apontaram que os agradecimentos mais frequentes são do tipo “apoio a fomento” (39%), “apoio técnico” (20%) e “apoio administrativo” (15%), seguidos por “participantes da pesquisa” (11%), “acesso aos dados” (7%), “comunicação interativa entre os pares” (7%) e “orientação” (1%). Estes resultados podem ser comparados com os de outras pesquisas que buscam compreender os diferentes padrões de comportamento de agradecimentos na comunicação científica, quando os autores citam as suas dívidas intelectuais em artigos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Universidade Federal de São Carlos

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi - Doutora em Educação (UFSCar, 1995), professora associada do Departamento de Ciência da Informação e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar. É bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. Desenvolve estudos sobre os processos de produção, comunicação e apropriação do conhecimento científico e tecnológico ancorada nas abordagens da Bibliometria e da Sociologia da Ciência.

Suzelei Faria Bello, União das Faculdades dos Grandes Lagos - São José do Rio Preto-SP

Suzelei Faria Bello - Doutora em Educação Especial (UFSCar, 2013), é Pesquisadora no Laboratório do Departamento de Psiquiatria e Psicologia da Faculdade de Medicina de Rio Preto - FUNFARME/FAMERP e professora convidada de graduação e pós-graduação da União das Faculdades dos Grandes Lagos - São José do Rio Preto-SP. Atualmente realiza pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, da UFSCar. Suas pesquisas atuais abordam a produção científica, com base nas metodologias da análise bibliométrica e análise redes de colaboração científica, envolvendo principalmente as áreas da Saúde e Educação.

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

PIUMBATO INNOCENTINI HAYASHI, M. C.; FARIA BELLO, S. Presença dos agradecimentos em um periódico da área de Saúde. Em Questão, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 166–193, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/49304. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)