Presença dos agradecimentos em um periódico da área de Saúde
Palavras-chave:
Agradecimentos, comunicação científica, análise bibliométrica, periódicos científicos, Sociologia da Ciência.Resumo
Embora presentes na literatura internacional, os estudos sobre agradecimentos no processo de comunicação científica ainda não encontraram um lugar na agenda de pesquisas brasileiras. Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou 387 agradecimentos formulados em 180 artigos publicados na Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil no período entre 2002 e 2014. Nas análises foram utilizadas as abordagens bibliométrica e de conteúdo, e os resultados obtidos apontaram que os agradecimentos mais frequentes são do tipo “apoio a fomento” (39%), “apoio técnico” (20%) e “apoio administrativo” (15%), seguidos por “participantes da pesquisa” (11%), “acesso aos dados” (7%), “comunicação interativa entre os pares” (7%) e “orientação” (1%). Estes resultados podem ser comparados com os de outras pesquisas que buscam compreender os diferentes padrões de comportamento de agradecimentos na comunicação científica, quando os autores citam as suas dívidas intelectuais em artigos científicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.