A Crise de paradigmas e a ressignificação do conhecimento para o século XXI
Palavras-chave:
Transdisciplinaridade. Comunicação científicaResumo
O artigo discute a produção do conhecimento no século XXI, a partir da crise entre o paradigma clássico e o emergente. Destaca a incompetência da ciência para a solução dos principais problemas decorrentes do avanço científico, em especial o fenômeno da exclusão social. Analisa o princípio da complexidade e a sua relação com a construção de uma nova ética para o futuro. Mostra a incapacidade da disciplinaridade para dar conta dos problemas decorrentes do avanço científico deste século. Enfatiza a interdisciplinaridade para um primeiro passo na solução dos mesmos e, como transposição paradigmática, valoriza o princípio da transdisciplinaridade. Propõe os conceitos de permacultura, desenvolvimento sustentável, biologia do conhecimento e ecologia social como ferramentas para concretizar a interdisciplinaridade na produção do conhecimento. Conclui que a expansão de formas de democracia participativa é uma alternativa de gestão pública útil para equacionar o problema da exclusão social. E que se trata de um mecanismo de participação popular que permite às comunidades atuarem no controle público do Estado e do governo, e podem criar novas perspectivas de vida pública. PALAVRAS-CHAVE: Paradigma emergente. Transdisciplinaridade. Comunicação científica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.