Fandom como instrumento de ação cultural: a produção participativa e o compartilhamento nas bibliotecas públicas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245262.257-285Palavras-chave:
Bibliotecas Públicas, Fandom, Ação Cultural, Cultura Participativa, Trabalho colaborativoResumo
As bibliotecas públicas brasileiras são percebidas como depósitos de livros que servem a uma parcela seleta da sociedade. Em contraponto, o fandom constitui-se de indivíduos com interesses em comum, isto é, seus membros desenvolvem de forma colaborativa suas atividades. O artigo objetiva investigar a relação dos fandoms com as bibliotecas públicas brasileiras e verificar, após análise dos dados, se as atividades de fandoms são aplicáveis nessas instituições. A pesquisa tem caráter descritivo-exploratório com abordagem qualitativoquantitativa. Para coleta de dados, foi aplicado questionário por meio dos formulários do Google. Como método de análise, foi utilizada a análise de conteúdo categorial, a partir de estudo estruturado do conteúdo. Os dados coletados demonstram que 59% dos respondentes não conhecem o conceito de fandom, 82% acreditam que há demanda por novas atividades na biblioteca e 84% consideram possível desenvolver atividades de fandom apenas com os recursos atuais. As atividades de fandom estão diretamente ligadas à leitura, à escrita e ao desenvolvimento de diversas competências importantes para o indivíduo, tais como os letramentos informacional e digital. Portanto, sua aplicação na biblioteca pública, além de fomentar o uso desse espaço, pode engajar leitores e a comunidade e promover a sociabilidade, isso pode convertêla em um instrumento de transformação social.
Downloads
Referências
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION (ALA). Trends. 2016. Disponível em: http://www.ala.org/tools/future/trends#Organization%20and%20Classification%20of%20Trends. Acesso em: 7 abr. 2019.
AMADO, João. Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
FUNDAÇÃO Biblioteca Nacional. Biblioteca Pública: princípios e diretrizes. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2010.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GILL, Philip. Os serviços da biblioteca pública: directrizes da IFLA/UNESCO (2001). Lisboa: Editorial Caminho: Associação Liberpólis, 2001.
HILL, Manuela Magalhães; HILL, Andrew. A Construção de um questionário. Lisboa: Dinâmia'CET-IUL: FCT, 1998.
HILLS, Matt. Fiske’s ‘textual productivity’ and digital fandom: web 2.0 democratization versus fan distinction. Participations, Newcastle Upon Tyne, v. 10, n. 1, p. 130-153, 2013.
HILLS, Matt. O fandom como objeto e os objetos do fandom. [Entrevista cedida a] Clarice Greco. MATRIZes, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 147-163, 2015.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil. 4. ed. São Paulo: Instituto Pró-livro; Rio de Janeiro: IBOPE, 2016. 142 slides. Disponível em: http://prolivro.org.br/home/images/2016/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_-_2015.pdf. Acesso em: 20 mar. 2019.
JENKINS, Henry. Invasores do Texto: fãs e cultura participativa. Nova Iguaçu: Marsupial, 2015.
MANIFESTO IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas. [S.l.]: IFLA, 1994. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/public-libraries/publications/PL-manifesto/pl-manifesto-pt.pdf. Acesso em: 10 abr. 2019.
MARTINS, Ana Carolina de Melo; ROCHA, Tânia Regina da. Três esferas: proposta para planejamento de ações culturais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017, Marília. Anais... Marília: UNESP, 2017.
MILANESI, Luis. Biblioteca. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
OBSESSION_INC. Affirmational fandom vs. Transformational fandom. Dreamwidth, [s.l.], 1 jun. 2009. Disponível em: https://obsession-inc.dreamwidth.org/82589.html. Acesso em: 10 abr. 2019.
SUAIDEN, Emir José. A biblioteca pública no contexto da sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 52-60, maio/ago. 2000.
SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS (SNBP). Sobre. 2019. Disponível em: http://snbp.cultura.gov.br/sobre/. Acesso em: 05 abr. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Bruna Daniele de Oliveira Silva, Deise Maria Antonio Sabbag

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.