Patrimônios dissonantes no contexto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.31.143930

Palavras-chave:

patrimônio dissonante, monumentos, memória social, Rio de Janeiro

Resumo

Busca abordar o conceito de patrimônio dissonante no Brasil, investigando monumentos e heranças culturais que representam conflitos históricos e ideológicos, a fim de analisar como esses patrimônios se tornam fontes de disputas sociais e políticas no presente. Apresenta breve contextualização histórica acerca dos patrimônios selecionados e suas representações sociais. Além disso, explora a recente legislação pertinente ao tema, a Lei n. 8.205/2023, e debate seu impacto nas questões dissonantes relacionadas ao patrimônio. A abordagem metodológica adotada neste estudo é predominantemente qualitativa, empregando métodos de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados demonstram que a memória oficial, construída historicamente para exaltar certos legados, desconsidera as vozes das vítimas de períodos de opressão no contexto brasileiro. O estudo destaca a importância de reavaliar criticamente esses monumentos, propondo sua retirada de espaços públicos e realocação em museus, onde possam ser contextualizados adequadamente. No entanto, aponta-se o risco de apagamento histórico se essa musealização não for acompanhada por uma abordagem crítica e educativa. Conclui-se que as dissonâncias patrimoniais refletem a diversidade e os conflitos de memória em sociedades com um passado histórico conflitante e que a gestão inclusiva e democrática do patrimônio pode contribuir para uma memória mais representativa, promovendo uma nova narrativa nacional que reconheça os erros do passado e avance em direção a uma sociedade mais equitativa.

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Biografia do Autor

Livia Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Mestranda e bolsista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (PPGCI-UFF), estudante de Arquivologia e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela mesma universidade. Possui interesse em áreas que englobam a relação entre informação, cultura e sociedade, com enfoque nas análises sobre Memória e Patrimônio, bem como em temáticas que abrangem a Ciência da Informação e a Documentação.

Giovanna Wanderley Cavotti, Universidade Federal Fluminense

Bibliotecária Documentalista pela Universidade Federal Fluminense. Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. Graduanda em História Licenciatura na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Pesquisa Sociedade, Memória e Poder, coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Henrique Juvêncio da Silva.

Carlos Henrique Juvêncio, Universidade Federal Fluminense

Doutor (2016) e mestre (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF) da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Entre 2014 e 2016 foi professor substituto do Curso de Biblioteconomia da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB). Durante o primeiro semestre de 2017 foi professor visitante do Curso de Ciência da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal (FLUP). Durante seis anos (2004-2010) foi funcionário da Biblioteca Nacional, trabalhando nas seções de Manuscritos, Música e Arquivo Sonoro e Publicações Periódicas. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e do Departamento de Ciência da Informação (GCI) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Concluiu, em 2019, o projeto de pós-doutorado "O DASP e a organização da informação no Brasil: da Documentação à Ciência da Informação" sob supervisão da professora Georgete Medleg Rodrigues (UnB). Líder do Grupo de Pesquisa "Sociedade, Memória e Poder". Tem como temas de interesse a História da de Ciência da Informação, da Biblioteconomia, da Bibliografia e da Documentação, além de realizar pesquisas e orientações sobre colecionismo, coleções e arquivos pessoais, memória e história do Brasil, história do livro e das bibliotecas, dentre outros. Desenvolve, atualmente, estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob supervisão da professora Ana Paula Sampaio Caldeira, com o título "A Biblioteca Nacional e a construção do Brasil: 200 anos da Independência feita entre documentos e símbolos"

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Publicado

2025-06-12

Como Citar

FERREIRA, Livia; CAVOTTI, Giovanna Wanderley; JUVÊNCIO, Carlos Henrique. Patrimônios dissonantes no contexto brasileiro. Em Questão, Porto Alegre, v. 31, 2025. DOI: 10.1590/1808-5245.31.143930. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/143930. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

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