Classificação de audiovisuais no catálogo da Netflix
transmídias, fandoms e nichos
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245283.117698Palavras-chave:
Classificação, Teoria da Classificação, Organização do conhecimento, NetflixResumo
Em um cenário globalizado e conectado, recursos produzidos na web se tornaram relevantes nos relacionamentos e na comunicação cibernética. O surgimento de movimentos virtuais, dando início a uma nova perspectiva histórico-social de comunidades e de vocabulários próprios no ambiente digital, reduziu barreiras aproximando pessoas pelas redes sociais de acordo com seus múltiplos interesses, bem como por meio das mais diversas plataformas de comunicação e entretenimento. Considerando este cenário, o objetivo deste artigo foi analisar a classificação temática do catálogo da plataforma de streaming Netflix, provedora de filmes e séries televisivas com utilização e distribuição de conteúdo digital sem a necessidade de armazenamento de dados pelo usuário, tendo como parâmetro elementos da teoria da classificação de Maria Antonieta Requião Piedade. A metodologia utilizada foi descritiva e exploratória onde quatro amostras foram selecionadas no catálogo de streaming tendo como prioridade de delimitação dos produtos que atendiam aos critérios: universo da cultura da convergência (transmídias, fandoms e mercado de nicho); produções em formato de séries e produções originais da Netflix. As análises dos resultados mostraram que a classificação temática da plataforma apresenta desordenamento na relação entre os conceitos e termos. As considerações possíveis apontam as plataformas de streaming como universo profícuo para o desenvolvimento de pesquisas para a área de Organização do Conhecimento e atuação profissional para o bibliotecário.
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