Avaliação da recuperação da informação em acervos digitais de jornais

Autores

  • Luana Carla de Moura dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Angel Freddy Godoy Viera Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245212.49-73

Palavras-chave:

Acervo digital. Jornal. Recuperação da Informação. Digitalização de documentos. Bibliotecas digitais.

Resumo

Este estudo avalia o Sistema de Recuperação da Informação de três jornais brasileiros que disponibilizam reproduções fiéis das publicações diárias que fizeram história na sociedade brasileira e internacional. Para a avaliação dos acervos digitais, foi utilizada uma adaptação da metodologia desenvolvida por Sandusky (2002) para bibliotecas digitais. A análise dos resultados permitiu evidenciar que os acervos digitais de jornais necessitam de aperfeiçoamento em relação aos processos que objetivam a recuperação da informação. A definição de metadados precisa contemplar, além da descrição dos conteúdos, relações associativas que considerem as mudanças ortográficas ocorridas durante o período em que os conteúdos dos jornais foram elaborados, devido ao contexto histórico dos documentos. Padrões de interoperabilidade, preservação e iniciativas de acesso aberto também são indispensáveis. A conclusão aponta os desafios dos acervos digitais como importantes fontes de informação, que permitem, além do acesso a documentos primários, a preservação do patrimônio cultural e histórico de uma nação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Carla de Moura dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência de Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Fluxo de Informação. Possui graduação em Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Angel Freddy Godoy Viera, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Líder do Grupo de Pesquisa de Recuperação da Informação e Tecnologias Avançadas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2015-09-17

Como Citar

DE MOURA DOS SANTOS, L. C.; GODOY VIERA, A. F. Avaliação da recuperação da informação em acervos digitais de jornais. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 49–73, 2015. DOI: 10.19132/1808-5245212.49-73. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/52362. Acesso em: 27 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)