Comunidades discursivas de pesquisa e educação arquivística
análise de domínio da Archival Education Research Initiative (2008-2021)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.137375Palavras-chave:
Archival Education Research Initiative, Arquivística, Estudos arquivísticos críticos, análise de domínio, comunidades discursivasResumo
Em âmbito internacional da Arquivística há uma comunidade discursiva intitulada Archival Education Research Initiative, esse grupo de discentes atuam com foco na dimensão educativa e de pesquisa, com destaque de que uma de suas vertentes, entre outras, é pautar o debate a respeito das discussões da área sobre e com comunidades historicamente marginalizadas. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é realizar a caracterização dessa comunidade. A metodologia empregada é de cunho exploratório e descritivo. Foi utilizado a Análise de Domínio por meio de duas lentes: a epistêmica com foco na biografia de membros (as) e a análise da comunicação científica de seus membros (as) com publicações no período de 2008-2011. Os resultados foram sistematizados a partir de dois eixos: 1) perfil epistêmico- aspecto biográfico; 2) perfil de estruturação científica. conclusões do artigo, de tal forma que possa dispensar a consulta ao original. A biografia dos (as) membros (as) contemplam duas dimensões, pesquisas que tratam de arquivos comunitários, direitos humanos, teoria crítica, justiça social e pós-colonialismo, e pesquisas que tratam das dimensões arquivística em relação às tecnologias de informação e comunicação, e organização do conhecimento. No período de 2008-2021, a partir da base LISTA- foram recuperados um total de 139 trabalhos, em que nestes seguem uma lógica já que predomina com maior quantidade aqueles pertencentes ao domínio arquivístico, como Archivaria; American Archivist e Archival Science.
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Referências
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