Comunidades discursivas de pesquisa e educação arquivística

análise de domínio da Archival Education Research Initiative (2008-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.137375

Palavras-chave:

Archival Education Research Initiative, Arquivística, Estudos arquivísticos críticos, análise de domínio, comunidades discursivas

Resumo

Em âmbito internacional da Arquivística há uma comunidade discursiva intitulada Archival Education Research Initiative, esse grupo de discentes atuam com foco na dimensão educativa e de pesquisa, com destaque de que uma de suas vertentes, entre outras, é pautar o debate a respeito das discussões da área sobre e com comunidades historicamente marginalizadas. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é realizar a caracterização dessa comunidade. A metodologia empregada é de cunho exploratório e descritivo. Foi utilizado a Análise de Domínio por meio de duas lentes: a epistêmica com foco na biografia de membros (as) e a análise da comunicação científica de seus membros (as) com publicações no período de 2008-2011. Os resultados foram sistematizados a partir de dois eixos: 1) perfil epistêmico- aspecto biográfico; 2) perfil de estruturação científica. conclusões do artigo, de tal forma que possa dispensar a consulta ao original. A biografia dos (as) membros (as) contemplam duas dimensões,  pesquisas que tratam de arquivos comunitários, direitos humanos, teoria crítica, justiça social e pós-colonialismo, e pesquisas que tratam das dimensões arquivística em relação às tecnologias de informação e comunicação, e organização do conhecimento. No período de 2008-2021, a partir da base LISTA- foram recuperados um total de 139 trabalhos, em que nestes seguem uma lógica já que predomina com maior quantidade aqueles pertencentes ao domínio arquivístico, como Archivaria; American Archivist e Archival Science.

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Biografia do Autor

Maíra Fernandes Alencar, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Bacharela em Arquivologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquisa Filho" - UNESP.

Natalia Bolfarini Tognoli, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta C1 no Departamento de Ciência da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Autora do livro "A construção teórica da Diplomática: em busca da sistematização de seus marcos teóricos como subsídio aos estudos arquivísticos". Líder do Grupo de Pesquisa: Arquivos, Bibliotecas e Organização do Conhecimento.

Brígida Maria Nogueira Cervantes, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009). Mestre em Ciência da Informação (Universidade Estadual Paulista, Marília, 2004). Especialista em Administração de Bibliotecas (Universidade Federal do Amazonas, 1986). Bacharel em Biblioteconomia (Universidade Estadual de Londrina, 1981). Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (Mestrado Profissional) da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2024-11-27

Como Citar

ALENCAR, M. F.; TOGNOLI, N. B.; CERVANTES, B. M. N. Comunidades discursivas de pesquisa e educação arquivística: análise de domínio da Archival Education Research Initiative (2008-2021). Em Questão, Porto Alegre, v. 30, 2024. DOI: 10.1590/1808-5245.30.137375. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/137375. Acesso em: 17 jun. 2025.

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