Diretrizes para desenvolvimento da competência em informação para pessoas com fibrose cística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.136943

Palavras-chave:

competência em informação, fibrose cística , vulnerabilidade, diretrizes

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar Diretrizes para o desenvolvimento da Competência em Informação para as pessoas com Fibrose Cística. Consiste numa pesquisa social, com abordagem qualitativa e perspectiva epistemológica na fenomenologia. Caracteriza-se ainda como um estudo bibliográfico, documental e de natureza exploratória. A Coleta de dados se deu no acervo da Biblioteca Universitária da UFSC, no portal Scielo Brasil, no Portal Capes, nas bases de dados Ebsco e Web Of Science e, nas revistas nacionais de Biblioteconomia e Ciência da Informação, os termos de busca foram: “Information Literacy”, “Competência em Informação” “Cystic Fibrosis” e “Fibrose Cística”. Realizou-se entrevistas semiestruturadas via plataforma “google meet”, com pessoas com Fibrose Cística, acima de 18 anos de idade, residentes no estado de SC. A análise dos dados foi utilizado a ferramenta do Discurso do Sujeito Coletivo. Como resultados, apresenta as Diretrizes para desenvolvimento da Competência em Informação, que estão organizadas em quatro componentes: Acesso; Avaliação; Uso e Comunicação da Informação.

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Biografia do Autor

Eliane Rodrigues Mota Orelo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da da Informação - PGCIN, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Ciência da Informação pelo PGCIN - UFSC. Especialista em Docência no Ensino Superior - SENAC-SP em 2017. Bacharel em Biblioteconomia com Habilitação em Gestão da Informação, pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Bibliotecária na Biblioteca Universitária da UFSC entre 09/2017 à 09/2019, onde foi chefia da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Educação - BSCED e do Setor de Desenvolvimento de Coleções e Tratamento da Informação - DECTI. Foi Bibliotecária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC de 05/2013 à 09/2017. Coordenou o Sistema Integrado de Bibliotecas do IFC - SIBI-IFC entre 04/2017 à 09/2017; Integrou a Equipe de Analistas de Informação na Knowtec, empresa que atua no ramo de Inteligência Competitiva em Florianópolis. Tem interesse nas áreas de Competência em Informação, Bibliotecas Escolares e Universitárias.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2225-0302

Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista Produtividade CNPq, Nível 2, Processo: 308821/2019-0, de 01/03/2020 a 28/02/2023 e de 01/03/2023 a 28/02/2026 - Processo: 308477/2022-7. Pós doutora pela Faculdade de Letras (FLUP), da Universidade do Porto (UP), Portugal, no período de jan. 2015 a jan. 2016 por meio da Agência de Fomento CAPES e do Programa Estágio Sênior no Exterior (Processo: BEX 2398/14-1). Pós doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB) (período de 20/06/2022 a 19/12/2022). Doutora em Engenharia de Produção (2004) na área de Mídia e Conhecimento e Educação a Distância (EaD) e Mestre em Engenharia de Produção (1996) na área de Gestão da Qualidade em Bibliotecas, ambas titulações conferidas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Biblioteconomia pela UFSC (1991). Professora concursada (2006) e pesquisadora do Departamento de Ciência da Informação (CIN), Centro de Ciências da Educação (CED), da UFSC com atuação nos Cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação. Desde o ano de 2006 dedica-se, além do ensino, extensão e administração na UFSC, à pesquisa na área da Competência em Informação (information literacy). É Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) em nível de mestrado e doutorado, cujas disciplina e orientações se desenvolvem na área da Competência em Informação. É fundadora e líder do Grupo de Pesquisa GPCIn - Competência em Informação, cadastrado no CNPq e certificado pela UFSC desde o ano de 2006.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2462-6553

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Publicado

2024-06-18

Como Citar

ORELO, E. R. M.; VITORINO, E. V. Diretrizes para desenvolvimento da competência em informação para pessoas com fibrose cística. Em Questão, Porto Alegre, v. 30, 2024. DOI: 10.1590/1808-5245.30.136943. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/136943. Acesso em: 14 jun. 2025.

Edição

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Artigo