Competência em Informação: estudos introdutórios sobre a temática na Itália
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245263.354-379Palavras-chave:
Competência em informação, Revisão bibliográfica, Itália.Resumo
Este estudo aborda o tema da information literacy na Itália. Com aumento do número de informações disponíveis para a população, o desenvolvimento da competência em informação ganha importância na atual sociedade. Este artigo identifica a literatura publicada sobre competência em informação na Itália, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Aponta as fontes de informação com trabalhos disponíveis sobre a temática; identifica as principais publicações e verifica as temáticas apresentadas nas publicações científicas a respeito da competência em informação na Itália. Foram recuperados documentos nas bases de dados Directory of Open Access Journals, Library and Information Science Abstracts, Information Science & Technology Abstracts e Web of Science e nos levantamentos publicados por Basili (2014) e Crocetti (2012). Os resultados foram complementados com dados obtidos na European Conference on Information Literacy dos anos de 2013 a 2018, o que perfez 136 documentos. Verificou-se crescente debate na área a partir dos anos 1990, que se intensifica após 2004 com pesquisadores italianos influentes como Carla Basili e Laura Ballestra. Os estudos italianos identificados relacionavam a competência em informação com diversos temas, entre eles: a preocupação com políticas públicas inexistentes ou insuficientes, ações práticas, questões éticas e ambientais, grupos vulneráveis, a área da saúde e tecnologia.
Downloads
Referências
BALLESTRA, Laura. E-learning e information literacy: un connubio vincente. Biblioteche Oggi, Milano, v. 10, n. 21, p. 11-23, 2003.
BALLESTRA, Laura. Information literacy. In: INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS GENERAL CONFERENCE AND ASSEMBLY, 75., 2009, Milano. Apresentação, artigos, palestras, instruções.... Associazione Italiana Biblioteche Notizie, Roma, v. 21, n. 6, 2009.
BASILI, Carla. Information and education policies in Europe: key factors influencing information literacy academic policies in Europe. In: BASILI, Carla (ed.). Information Literacy at the crossroad of education and information policies in Europe. Roma: Consiglio Nazionale Delle Ricerche, 2008a. p. 18-32.
BASILI, Carla. Theorems of information literacy. In: BASILI, Carla (ed.). Information Literacy at the crossroad of education and information policies in Europe. Roma: Consiglio Nazionale Delle Ricerche, 2008b. p. 33-52.
BASILI, Carla. La cultura dell’informazione: opportunità e strategie. IDAInformazioni, [s.l.], v. 17, n. 2, p. 11-12, 1999.
BASILI, Carla. "Information literacy": un concetto solo statunitense? AIDAInformazioni, [s.l.], v. 19, n. 2, p. 10-15, 2001.
BASILI, Carla. List of selected Information Literacy Resources available in the Italian language. In: HORTON JUNIOR, Forest Woody. Overview of information literacy resources worldwide: "helping people to easily and quickly find the information they need". 2nd. ed. Paris: UNESCO, 2014. p. 375-384.
BASILI, Carla. Verso una patente europea dell’informazione: il progetto EnIL (European network on Information Literacy). Biblioteche Oggi, Milano, v. 5, n. 22, p. 45-51, 2004.
BOCCARDI, Donata; ZAPPA, Roberto. Percorsi di ricerca e autonomia dello studente. Biblioteche Oggi, Milano, v. 13, n. 10, p. 54-62, 1995.
CAMPOS CERVERA, Gimena. Spring event 2009: uno sguardo all’ information literacy tra l’italia e gli stati uniti. Associazione Italiana Biblioteche Notizie, Roma, v. 21, n. 5, p. 25-25, 2009.
CAREGNATO, Sônia Elisa. O desenvolvimento de habilidades informacionais: o papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital em rede. Revista de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre, v. 8, p. 47-55, 2000.
CAROSELLA, Maria Pia. DECIDoc: develop european competencies in information and documentation. AIDAInformazioni, [s. l.], v. 17, n. 3-4, p 1-2, 1999.
CAROSELLA, Maria Pia. DECID: sviluppo di competenze di informazione e documentazione a livello europeo. AIDAInformazioni, [s. l.], v. 16, n. 1, p. 20, 1998.
CATALANI, Luigi. Biblioteche e Wikimedia: strategie comuni per l’accesso aperto alla conoscenza e la costruzione collaborativa del sapere libero. JLIS.it, Firenze, v. 8, n. 3, p. 100-114, 2017.
CROCETTI, Luigi (org.). Information literacy per ragazzi: come favorire la competenza informativa. [S. l.: s. n.], 2012.
DAS, Lourense. Molto più di una biblioteca...: ruolo e funzioni della biblioteca scolastica di fronte al mutare dei processi di apprendimento: una prospettiva internazionale. Sfoglialibro, Milano, p. 3-9, 2007.
EUROPEAN CONFERENCE ON INFORMATION LITERACY, 1., 2013, Istanbul. Proceedings [...]. Instabul: Hacettepe University, 2013.
EUROPEAN CONFERENCE ON INFORMATION LITERACY, 2., 2014, Dubrovnik. Proceedings [...]. Dubrovnik: University of Zagreb, 2013.
EUROPEAN CONFERENCE ON INFORMATION LITERACY, 3., 2015, Tallinn. Proceedings [...]. Tallinn: Tallinn University, 2015.
EUROPEAN CONFERENCE ON INFORMATION LITERACY, 4., 2016, Prague. Proceedings [...]. Prague: Association of Libraries of Czech Universities, 2016.
EUROPEAN CONFERENCE ON INFORMATION LITERACY, 5., 2017, Saint Malo. Proceedings [...]. Saint Malo: Information Literacy Association, 2017.
EUROPEAN CONFERENCE ON INFORMATION LITERACY, 6., 2018, Oulu. Proceedings [...]. Oulu: University of Oulu, 2018.
EUROPEAN MEETING ON MEDIA AND INFORMATION LITERACY EDUCATION IN LIBRARIES (AND BEYOND), 2012, Milano. Proceedings [...]. Milano: [s. n.], 2012.
FIORENTINI, Barbara. Quando l’information literacy incontra il web 2.0: per la formazione dell’utente il bibliotecario può oggi disporre di efficaci strumenti di comunicazione e condivisione. Biblioteche Oggi, Milano, v. 28, n. 10, p. 39-46, 2010.
FJÄLLBRANT, Nancy. Biblioteche e apprendimento a distanza: alcuni progetti europei nell’ambito della information literacy. Biblioteche Oggi, Milano, v. 17, n. 10, p. 54-59, 1999.
GLIT (Itália). Manifesto per l’Information Literacy. [S. l.]: AIB-WEB, 20 nov. 2016.
HORTON JUNIOR, Forest Woody. Overview of information literacy resources worldwide: "helping people to easily and quickly find the information they need". 2nd. ed. Paris: UNESCO, 2014.
LAU, Jesús. Diretrizes sobre desenvolvimento de habilidades em informação para a aprendizagem permanente. The Hague: IFLA, 2007.
MAMOLI, Fiammetta; GORRERI, Marina. Dalla formazione dei bibliotecari alla formazione degli studenti: un progetto dell’Università di Parma. Biblioteche Oggi, Milano, v. 21, n. 4, p. 21-28, 2003.
MINSENTI, Pierfranco. Information literacy al salone di Torino. Associazione Italiana Biblioteche Notizie, Roma, v. 16, n. 8, p. 15-16, 2004.
PAIANO, Tommaso. Information literacy e mondo del lavoro: un connubio possibile anche in Italia? Associazione Italiana Biblioteche Studi, Roma, v. 56, n. 2, p. 241-264, 2016.
PENNAZIO, Valentina; TRAVERSO, Andrea; PARMIGIANI, Davide. Digital literacies a scuola: i profili digitali degli studenti. Td Tecnologie Didattiche, [s. l.], v. 21, n. 1, p. 35-40, 2013.
PICCININI, Sabrina. Valutare il grado di comprensione delle information literacy skills da parte degli studenti universitari: dall’esperienza della biblioteca universitaria di Lugano una riflessione sulle tecniche di ricerca. Biblioteche Oggi, Milano, v. 24, n. 3, p. 17-27, 2006.
RENDITISO, Alina. La sezione IFLA sulla competenza informativa al congresso di Buenos Aires 2004. Bibliotime, Bologna, v. 7, n. 3, p. 01-06, 2004.
TAMMARO, Anna Maria. Apprendere ad apprendere: la ricerca fai-da-te. Biblioteche Oggi, Milano, v. 17, n. 10, p. 46-52, 1999.
TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler; SILVA, Terezinha Elisabeth da. Fontes de informação digital: critérios de qualidade. In: TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler (org.). Fontes de informação digital. Londrina: Eduel, 2016. cap. 1.
TREELLLE. Consumi culturali, indici di lettura, uso dei media: l’importanza della information literacy. In: TREELLLE. Il lifelong learning e l’educazione degli adulti in Italia e in Europa Dati confronti e proposte. 9th. ed. Genova: Associazione Treellle, 2010. cap. 4.
VEZZOSI, Monica. Information literacy and action research: an overview and some reflections. New Library World, [s. l.], v. 107, n. 7-8, p. 286-301, 2006.
VIRKUS, Sirje. Information literacy in Europe: a literature review. Information Research, [s. l.], v. 8, n. 4, p. 1-90, 2003.
VIRKUS, Sirje. Information literacy in Europe: ten years later. Tallinn: Tallinn University, 2013.
ZANI, Maurizio. Le competenze informative degli studenti di scienze e ingegneria. Bibliotime, Bologna, v. 10, n. 1, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Marcela Reinhardt de Souza, Elizete Vieira Vitorino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.