Guidelines for developing Information Literacy for people with cystic fibrosis

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.136943

Keywords:

information literacy, cystic fibrosis, vulnerability, guidelines

Abstract

The aim of this work is to present Guidelines for the development of Information Competence for people with Cystic Fibrosis. It consists of social research, with a qualitative approach and an epistemological perspective based on phenomenology. It is also characterized as a bibliographical, documentary, and exploratory study. The data was collected from the UFSC University Library, the Scielo Brasil portal, the Capes Portal, the Ebsco and Web Of Science databases and, in national Library and Information Science journals, the search terms were: "Information Literacy", "Cystic Fibrosis". Semi-structured interviews were conducted via the "Google Meet" platform with people with Cystic Fibrosis, over 18 years of age, living in the state of Santa Catarina. The Collective Subject Discourse tool was used to analyze the data. The results show the Guidelines for Developing Information Competence, which are organized into four components: Access; Evaluation; Use, and Communication of Information.

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Author Biographies

Eliane Rodrigues Mota Orelo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da da Informação - PGCIN, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Ciência da Informação pelo PGCIN - UFSC. Especialista em Docência no Ensino Superior - SENAC-SP em 2017. Bacharel em Biblioteconomia com Habilitação em Gestão da Informação, pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Bibliotecária na Biblioteca Universitária da UFSC entre 09/2017 à 09/2019, onde foi chefia da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Educação - BSCED e do Setor de Desenvolvimento de Coleções e Tratamento da Informação - DECTI. Foi Bibliotecária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC de 05/2013 à 09/2017. Coordenou o Sistema Integrado de Bibliotecas do IFC - SIBI-IFC entre 04/2017 à 09/2017; Integrou a Equipe de Analistas de Informação na Knowtec, empresa que atua no ramo de Inteligência Competitiva em Florianópolis. Tem interesse nas áreas de Competência em Informação, Bibliotecas Escolares e Universitárias.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2225-0302

Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista Produtividade CNPq, Nível 2, Processo: 308821/2019-0, de 01/03/2020 a 28/02/2023 e de 01/03/2023 a 28/02/2026 - Processo: 308477/2022-7. Pós doutora pela Faculdade de Letras (FLUP), da Universidade do Porto (UP), Portugal, no período de jan. 2015 a jan. 2016 por meio da Agência de Fomento CAPES e do Programa Estágio Sênior no Exterior (Processo: BEX 2398/14-1). Pós doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB) (período de 20/06/2022 a 19/12/2022). Doutora em Engenharia de Produção (2004) na área de Mídia e Conhecimento e Educação a Distância (EaD) e Mestre em Engenharia de Produção (1996) na área de Gestão da Qualidade em Bibliotecas, ambas titulações conferidas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Biblioteconomia pela UFSC (1991). Professora concursada (2006) e pesquisadora do Departamento de Ciência da Informação (CIN), Centro de Ciências da Educação (CED), da UFSC com atuação nos Cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação. Desde o ano de 2006 dedica-se, além do ensino, extensão e administração na UFSC, à pesquisa na área da Competência em Informação (information literacy). É Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) em nível de mestrado e doutorado, cujas disciplina e orientações se desenvolvem na área da Competência em Informação. É fundadora e líder do Grupo de Pesquisa GPCIn - Competência em Informação, cadastrado no CNPq e certificado pela UFSC desde o ano de 2006.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2462-6553

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Published

2024-06-18

How to Cite

ORELO, E. R. M.; VITORINO, E. V. Guidelines for developing Information Literacy for people with cystic fibrosis. Em Questão, Porto Alegre, v. 30, 2024. DOI: 10.1590/1808-5245.30.136943. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/136943. Acesso em: 1 jul. 2025.

Issue

Section

Article